Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demschinski, Sandra Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Flach, Simone de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1276
Resumo: Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo discutir as contradições na admissão de estagiárias dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Os dados coletados por meio de questionário aplicado às graduandas de duas instituições de ensino superior (pública e privada) foram cotejados com a Lei nº 11.788/08. Os resultados demonstram que o estágio não obrigatório é contraditório, pois, ao mesmo tempo que contribui para a manutenção e permanência no processo formativo, também evidencia a exploração da força de trabalho das estudantes e aprofunda a desvalorização dos/as profissionais da educação.
id CNTE-1_a79cbe80ca41fd5f5342350794118ffa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1276
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de PedagogiaEstudantes de PedagogiaEstágio não obrigatórioDesvalorização docente.Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo discutir as contradições na admissão de estagiárias dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Os dados coletados por meio de questionário aplicado às graduandas de duas instituições de ensino superior (pública e privada) foram cotejados com a Lei nº 11.788/08. Os resultados demonstram que o estágio não obrigatório é contraditório, pois, ao mesmo tempo que contribui para a manutenção e permanência no processo formativo, também evidencia a exploração da força de trabalho das estudantes e aprofunda a desvalorização dos/as profissionais da educação.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127610.22420/rde.v16i34.1276Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 191-2062238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1276/1101Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessDemschinski, Sandra CristinaFlach, Simone de Fátima2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1276Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.031469Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
title Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
spellingShingle Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
Demschinski, Sandra Cristina
Estudantes de Pedagogia
Estágio não obrigatório
Desvalorização docente.
title_short Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
title_full Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
title_fullStr Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
title_sort Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia
author Demschinski, Sandra Cristina
author_facet Demschinski, Sandra Cristina
Flach, Simone de Fátima
author_role author
author2 Flach, Simone de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demschinski, Sandra Cristina
Flach, Simone de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Pedagogia
Estágio não obrigatório
Desvalorização docente.
topic Estudantes de Pedagogia
Estágio não obrigatório
Desvalorização docente.
description Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo discutir as contradições na admissão de estagiárias dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Os dados coletados por meio de questionário aplicado às graduandas de duas instituições de ensino superior (pública e privada) foram cotejados com a Lei nº 11.788/08. Os resultados demonstram que o estágio não obrigatório é contraditório, pois, ao mesmo tempo que contribui para a manutenção e permanência no processo formativo, também evidencia a exploração da força de trabalho das estudantes e aprofunda a desvalorização dos/as profissionais da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1276
10.22420/rde.v16i34.1276
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1276
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i34.1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1276/1101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 191-206
2238-4391
10.22420/rde.v16i34
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343085670400