As configurações dos estágios curriculares não obrigatórios no curso de pedagogia da UFSC
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199702 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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As configurações dos estágios curriculares não obrigatórios no curso de pedagogia da UFSCCurso de PedagogiaEstágio curricular não obrigatórioFormação de professoresTrabalho docenteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo mapear as configurações dos estágios curriculares não obrigatórios realizados por estudantes do curso de pedagogia da UFSC entre 2016.2 a 2018.2. O estudo parte da compreensão dos estágios – obrigatóriose não obrigatórios– como processos formativos capazes de articular teoria e prática e, também, como um campo de estudos voltado para a formação de professores. A escolha metodológica para a realização do estudo foi a análise documental, a partir de sessenta e nove Relatórios de Atividades de Estágios Curriculares Não Obrigatórios (RAENOs) formalizados no período já mencionado, disponíveis na Coordenaria de Estágios do Centro de Ciências da Educação (CED). O trabalho foi organizado em três seções. A primeira consiste na explicação sobre a escolha do tema, apresentação do problema, dos objetivos, e também da metodologiaque foi percorrida. Na segunda são expostas as concepções teórico-metodológicas de autores, utilizando também textos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Legislação do Estagiário e a Resolução Normativa que regulamenta os estágios curriculares dos alunos/as dos cursos de graduação da UFSC. Na seção trêsapresenta-se as análises dos relatórios acerca da organização dos estágios curriculares de caráter não obrigatório no curso de Pedagogia, realizando um mapeamento composto por dois eixos, a saber: a) Os campos de estágio, onde apresentou-se características das instituições concedentes, jornada e período de atuação; b) Conexões entre os estágios e a formação, onde explicitou-se aspectos relacionados às práticas de estágio com as disciplinas cursadas, os TCCs e apontamentos das/os estudantes sobre as contribuições destas experiências. Ao final, conclui-se que os estágios não obrigatórios são importantes para o curso, na medida em que contribuem significativamente para a manutenção das/os estudantes nagraduação e também como forma de experimentar as possibilidades de atuação da/o licenciada/o em Pedagogia.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Mylena Souza de2019-08-08T14:49:35Z2019-08-08T14:49:35Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T14:49:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T14:49:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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