Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pensin, Daniela Pederiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/850
Resumo: Tendo o discurso como conceito teórico-metodológico, o texto explora as relações entre educação superior e mercado, tomando projetos pedagógicos institucionais de universidades para análise. Recorrências indicam o discurso do empresariamento e uma docência constituída por dois imperativos: empreendedorismo e inovação. Na ordem do discurso, está uma forma singular de docência vinculada a uma concepção de educação que, presente nesta lógica, atende a uma vontade de verdade e mobiliza as instituições a constituir-se no verdadeiro, respondendo assertivamente às demandas que este contexto apresenta.
id CNTE-1_baaf9992d883e73e0ecdb9ae4c1d3a76
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/850
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discursoDiscurso. Empreendedorismo. Inovação.Tendo o discurso como conceito teórico-metodológico, o texto explora as relações entre educação superior e mercado, tomando projetos pedagógicos institucionais de universidades para análise. Recorrências indicam o discurso do empresariamento e uma docência constituída por dois imperativos: empreendedorismo e inovação. Na ordem do discurso, está uma forma singular de docência vinculada a uma concepção de educação que, presente nesta lógica, atende a uma vontade de verdade e mobiliza as instituições a constituir-se no verdadeiro, respondendo assertivamente às demandas que este contexto apresenta.CNTE2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/85010.22420/rde.v12i23.850Retratos da Escola; v. 12 n. 23 (2018): (Des)democratização na educação brasileira; 323-3322238-439110.22420/rde.v12i23reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/850/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessPensin, Daniela Pederiva2018-11-13T20:56:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/850Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:42.358206Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
title Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
spellingShingle Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
Pensin, Daniela Pederiva
Discurso. Empreendedorismo. Inovação.
title_short Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
title_full Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
title_fullStr Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
title_full_unstemmed Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
title_sort Docência na Educação Superior: empreendedorismo e a ordem do discurso
author Pensin, Daniela Pederiva
author_facet Pensin, Daniela Pederiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pensin, Daniela Pederiva
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso. Empreendedorismo. Inovação.
topic Discurso. Empreendedorismo. Inovação.
description Tendo o discurso como conceito teórico-metodológico, o texto explora as relações entre educação superior e mercado, tomando projetos pedagógicos institucionais de universidades para análise. Recorrências indicam o discurso do empresariamento e uma docência constituída por dois imperativos: empreendedorismo e inovação. Na ordem do discurso, está uma forma singular de docência vinculada a uma concepção de educação que, presente nesta lógica, atende a uma vontade de verdade e mobiliza as instituições a constituir-se no verdadeiro, respondendo assertivamente às demandas que este contexto apresenta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/850
10.22420/rde.v12i23.850
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/850
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i23.850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/850/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 23 (2018): (Des)democratização na educação brasileira; 323-332
2238-4391
10.22420/rde.v12i23
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342570819584