Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissional |
id |
CNTE-1_bb68832eaf2afcf77f0f63224a1820a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/544 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissionalCNTE2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/54410.22420/rde.v10i19.544Retratos da Escola; v. 10 n. 19 (2016): 20 anos de LDB; 581-5952238-439110.22420/rde.v10i19reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544/713Lima, Sônia MariaAndrade, Maria AndreiaStamatto, Maria Inês Sucupirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-25T17:21:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/544Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:34.190806Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
title |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
spellingShingle |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 Lima, Sônia Maria |
title_short |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
title_full |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
title_fullStr |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
title_full_unstemmed |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
title_sort |
Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990 |
author |
Lima, Sônia Maria |
author_facet |
Lima, Sônia Maria Andrade, Maria Andreia Stamatto, Maria Inês Sucupira |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria Andreia Stamatto, Maria Inês Sucupira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sônia Maria Andrade, Maria Andreia Stamatto, Maria Inês Sucupira |
description |
O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissional |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544 10.22420/rde.v10i19.544 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v10i19.544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544/713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 10 n. 19 (2016): 20 anos de LDB; 581-595 2238-4391 10.22420/rde.v10i19 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890341929091072 |