Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sônia Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Maria Andreia, Stamatto, Maria Inês Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544
Resumo: O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissional
id CNTE-1_bb68832eaf2afcf77f0f63224a1820a2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/544
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissionalCNTE2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/54410.22420/rde.v10i19.544Retratos da Escola; v. 10 n. 19 (2016): 20 anos de LDB; 581-5952238-439110.22420/rde.v10i19reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544/713Lima, Sônia MariaAndrade, Maria AndreiaStamatto, Maria Inês Sucupirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-25T17:21:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/544Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:34.190806Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
title Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
spellingShingle Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
Lima, Sônia Maria
title_short Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
title_full Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
title_fullStr Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
title_full_unstemmed Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
title_sort Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990
author Lima, Sônia Maria
author_facet Lima, Sônia Maria
Andrade, Maria Andreia
Stamatto, Maria Inês Sucupira
author_role author
author2 Andrade, Maria Andreia
Stamatto, Maria Inês Sucupira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sônia Maria
Andrade, Maria Andreia
Stamatto, Maria Inês Sucupira
description O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissional
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544
10.22420/rde.v10i19.544
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544
identifier_str_mv 10.22420/rde.v10i19.544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/544/713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 10 n. 19 (2016): 20 anos de LDB; 581-595
2238-4391
10.22420/rde.v10i19
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341929091072