Gestão educacional: concepções em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sander, Benno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102
Resumo: O artigo discute diferentes concepções adotadas no estudo e no exercício da gestão da educação no Brasil, enraizadas no contexto histórico do país e no âmbito de suas relações de interdependência internacional. Na análise da trajetória do conhecimento no campo da gestão educacional, o ensaio destaca as tradições filosóficas e sociológicas subjacentes em disputa e discute seus desdobramentos conceituais e suas implicações políticas e praxiológicas. Seu objetivo é contribuir para a compreensão dos atos e fatos que caracterizam o cotidiano da política e da gestão da educação.Palavras-chave: Gestão da educação. Administração. Política e educação. Conceitos de educação.
id CNTE-1_bbc760c11bcd303944b3039a6eaba240
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/102
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Gestão educacional: concepções em disputaO artigo discute diferentes concepções adotadas no estudo e no exercício da gestão da educação no Brasil, enraizadas no contexto histórico do país e no âmbito de suas relações de interdependência internacional. Na análise da trajetória do conhecimento no campo da gestão educacional, o ensaio destaca as tradições filosóficas e sociológicas subjacentes em disputa e discute seus desdobramentos conceituais e suas implicações políticas e praxiológicas. Seu objetivo é contribuir para a compreensão dos atos e fatos que caracterizam o cotidiano da política e da gestão da educação.Palavras-chave: Gestão da educação. Administração. Política e educação. Conceitos de educação.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/10210.22420/rde.v3i4.102Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102/291Sander, Bennoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/102Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.094404Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional: concepções em disputa
title Gestão educacional: concepções em disputa
spellingShingle Gestão educacional: concepções em disputa
Sander, Benno
title_short Gestão educacional: concepções em disputa
title_full Gestão educacional: concepções em disputa
title_fullStr Gestão educacional: concepções em disputa
title_full_unstemmed Gestão educacional: concepções em disputa
title_sort Gestão educacional: concepções em disputa
author Sander, Benno
author_facet Sander, Benno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sander, Benno
description O artigo discute diferentes concepções adotadas no estudo e no exercício da gestão da educação no Brasil, enraizadas no contexto histórico do país e no âmbito de suas relações de interdependência internacional. Na análise da trajetória do conhecimento no campo da gestão educacional, o ensaio destaca as tradições filosóficas e sociológicas subjacentes em disputa e discute seus desdobramentos conceituais e suas implicações políticas e praxiológicas. Seu objetivo é contribuir para a compreensão dos atos e fatos que caracterizam o cotidiano da política e da gestão da educação.Palavras-chave: Gestão da educação. Administração. Política e educação. Conceitos de educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102
10.22420/rde.v3i4.102
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i4.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/102/291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica
2238-4391
10.22420/rde.v3i4
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341189844992