Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3406 |
Resumo: | O artigo pretende avaliar o Plano Nacional de Educação, em especial identificar as diferentes concepções de gestão educacional presentes na Lei nº 10.172, e analisar as disputas existentes na área para consolidar como política pública uma determinada concepção. Os programas escolhidos para serem analisados são: o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto irá sublinhar que as disputas entre concepções de gestão educacional e a retomada do modelo democrático dependem do financiamento da educação. O artigo encerra-se com uma análise dessas disputas políticas existentes no campo da gestão que reproduzem no plano educacional as contradições entre projetos antagônicos de sociabilidade. |
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Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputaPlano nacional de educação;Gestão educacional;Sociabilidade neoliberalO artigo pretende avaliar o Plano Nacional de Educação, em especial identificar as diferentes concepções de gestão educacional presentes na Lei nº 10.172, e analisar as disputas existentes na área para consolidar como política pública uma determinada concepção. Os programas escolhidos para serem analisados são: o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto irá sublinhar que as disputas entre concepções de gestão educacional e a retomada do modelo democrático dependem do financiamento da educação. O artigo encerra-se com uma análise dessas disputas políticas existentes no campo da gestão que reproduzem no plano educacional as contradições entre projetos antagônicos de sociabilidade.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/340610.26512/lc.v13i25.3406Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 253-270Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 253-270Linhas Críticas; v. 13 n. 25 (2007); 253-2701981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3406/3092Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo2022-09-09T16:04:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3406Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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