Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Joye, Cassandra Ribeiro, Costa Nery Silva, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807
Resumo: O objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais aserem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional.A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.
id CNTE-1_c24508d0d966b22e83664738c63e6b91
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1807
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básicaFormação profissionalFuncionários/as da educaçãoMateriais didáticosProfuncionárioO objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais aserem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional.A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.CNTE2023-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/180710.22420/rde.v17i38.1807Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica2238-439110.22420/rde.v17i38reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807/1186Leclerc, Gesuína de Fátima EliasJoye, Cassandra RibeiroCosta Nery Silva, Maria das Graçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T20:44:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1807Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-09-22T20:44:52Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
title Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
spellingShingle Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Formação profissional
Funcionários/as da educação
Materiais didáticos
Profuncionário
title_short Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
title_full Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
title_fullStr Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
title_full_unstemmed Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
title_sort Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
author Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
author_facet Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Joye, Cassandra Ribeiro
Costa Nery Silva, Maria das Graças
author_role author
author2 Joye, Cassandra Ribeiro
Costa Nery Silva, Maria das Graças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Joye, Cassandra Ribeiro
Costa Nery Silva, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Funcionários/as da educação
Materiais didáticos
Profuncionário
topic Formação profissional
Funcionários/as da educação
Materiais didáticos
Profuncionário
description O objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais aserem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional.A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807
10.22420/rde.v17i38.1807
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i38.1807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807/1186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica
2238-4391
10.22420/rde.v17i38
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340574330880