A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Francisco Espedito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Clécio Danilo Dias, Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro, dos Santos, Daniele Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128
Resumo: O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de  funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.
id CNTE-1_c31d8e37afbee7297fed64dcf9c16d3a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1128
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambienteFunções orgânicasMeio AmbienteSequência DidáticaEnsino de Química.O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de  funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/112810.22420/rde.v15i31.1128Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 241-2612238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Francisco Espeditoda Silva, Clécio Danilo DiasBizerra, Ayla Márcia Cordeirodos Santos, Daniele Bezerra2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1128Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.361985Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
title A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
spellingShingle A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
Diniz, Francisco Espedito
Funções orgânicas
Meio Ambiente
Sequência Didática
Ensino de Química.
title_short A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
title_full A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
title_fullStr A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
title_full_unstemmed A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
title_sort A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
author Diniz, Francisco Espedito
author_facet Diniz, Francisco Espedito
da Silva, Clécio Danilo Dias
Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dos Santos, Daniele Bezerra
author_role author
author2 da Silva, Clécio Danilo Dias
Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dos Santos, Daniele Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Francisco Espedito
da Silva, Clécio Danilo Dias
Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dos Santos, Daniele Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Funções orgânicas
Meio Ambiente
Sequência Didática
Ensino de Química.
topic Funções orgânicas
Meio Ambiente
Sequência Didática
Ensino de Química.
description O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de  funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128
10.22420/rde.v15i31.1128
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 241-261
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342985007104