A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128 |
Resumo: | O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos. |
id |
CNTE-1_c31d8e37afbee7297fed64dcf9c16d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1128 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambienteFunções orgânicasMeio AmbienteSequência DidáticaEnsino de Química.O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/112810.22420/rde.v15i31.1128Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 241-2612238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Francisco Espeditoda Silva, Clécio Danilo DiasBizerra, Ayla Márcia Cordeirodos Santos, Daniele Bezerra2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1128Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.361985Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
title |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
spellingShingle |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente Diniz, Francisco Espedito Funções orgânicas Meio Ambiente Sequência Didática Ensino de Química. |
title_short |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
title_full |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
title_fullStr |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
title_full_unstemmed |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
title_sort |
A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente |
author |
Diniz, Francisco Espedito |
author_facet |
Diniz, Francisco Espedito da Silva, Clécio Danilo Dias Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro dos Santos, Daniele Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Clécio Danilo Dias Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro dos Santos, Daniele Bezerra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Francisco Espedito da Silva, Clécio Danilo Dias Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro dos Santos, Daniele Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções orgânicas Meio Ambiente Sequência Didática Ensino de Química. |
topic |
Funções orgânicas Meio Ambiente Sequência Didática Ensino de Química. |
description |
O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128 10.22420/rde.v15i31.1128 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i31.1128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1128/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 241-261 2238-4391 10.22420/rde.v15i31 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342985007104 |