A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237712 |
Resumo: | Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes. |
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Carniel, MaikeliBecker, Emilene Mendes2022-04-21T04:41:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/237712001139357Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes.This work approaches from a theoretical-practical perspective how organic chemistry classes can present significant content to students, motivating them to active participation and, consequently, to their effective learning. It has, in these terms, as a central problem to conduct the study: How can the topic Forensic Sciences contribute and make the learning process of teaching organic chemistry more efficient, especially in the content of organic functions? The objective of this work was to develop an educational product, in the form of a Didactic Sequence, which facilitates the significant learning of students, approaching the theme Forensic Sciences, in particular the technique of papilloscopy with the use of condiments as latent fingerprint revealers. It is a qualitative study, with bibliographic and field research of an applied nature. The methodological strategies used are reading, recording relevant research works, contact and data collection with subjects belonging to the researched universe, organization, analysis and synthesis of collected data and research systematization. In the field research, 34 students from the 3rd year of high school participated in a state public school in the municipality of Cacique Doble, in Rio Grande do Sul, from September to December 2019. As data collection instruments, two semi-structured questionnaires were used: one for diagnosis and the other after the didactic intervention. The Didactic Sequence was divided into 12 classes, theoretical and practical. The experiment consisted of developing latent fingerprints using developers such as: iodine, graphite, standard powder and powdered condiments, curry, bay leaf and cinnamon, on different surfaces. The results show that it was possible to bring the student notions about the chemical composition of condiments and fingerprints, in addition to being a possibility to review chemical concepts, establishing connections between theory and practice. In addition, Chemistry applied to Forensic Sciences favored the student's interest, and contributed to the significant learning of these students.application/pdfporQuímica orgânicaFunções orgânicasCiência forensePapiloscopiaSequência didáticaOrganic chemistryOrganic functionsForensic sciencesPapilloscopyDidactic sequenceA utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139357.pdf.txt001139357.pdf.txtExtracted Texttext/plain335347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/2/001139357.pdf.txt03daf0d6b707c269a1ebe67d7309e698MD52ORIGINAL001139357.pdfTexto completoapplication/pdf8342015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/1/001139357.pdfbd3394a7a8be2cf5bc329cc79cb3824eMD5110183/2377122022-04-28 04:44:11.417871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-28T07:44:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes. |
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