A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Maikeli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237712
Resumo: Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes.
id URGS_ccb53acaf5700b123ce77da48c63da9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237712
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carniel, MaikeliBecker, Emilene Mendes2022-04-21T04:41:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/237712001139357Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes.This work approaches from a theoretical-practical perspective how organic chemistry classes can present significant content to students, motivating them to active participation and, consequently, to their effective learning. It has, in these terms, as a central problem to conduct the study: How can the topic Forensic Sciences contribute and make the learning process of teaching organic chemistry more efficient, especially in the content of organic functions? The objective of this work was to develop an educational product, in the form of a Didactic Sequence, which facilitates the significant learning of students, approaching the theme Forensic Sciences, in particular the technique of papilloscopy with the use of condiments as latent fingerprint revealers. It is a qualitative study, with bibliographic and field research of an applied nature. The methodological strategies used are reading, recording relevant research works, contact and data collection with subjects belonging to the researched universe, organization, analysis and synthesis of collected data and research systematization. In the field research, 34 students from the 3rd year of high school participated in a state public school in the municipality of Cacique Doble, in Rio Grande do Sul, from September to December 2019. As data collection instruments, two semi-structured questionnaires were used: one for diagnosis and the other after the didactic intervention. The Didactic Sequence was divided into 12 classes, theoretical and practical. The experiment consisted of developing latent fingerprints using developers such as: iodine, graphite, standard powder and powdered condiments, curry, bay leaf and cinnamon, on different surfaces. The results show that it was possible to bring the student notions about the chemical composition of condiments and fingerprints, in addition to being a possibility to review chemical concepts, establishing connections between theory and practice. In addition, Chemistry applied to Forensic Sciences favored the student's interest, and contributed to the significant learning of these students.application/pdfporQuímica orgânicaFunções orgânicasCiência forensePapiloscopiaSequência didáticaOrganic chemistryOrganic functionsForensic sciencesPapilloscopyDidactic sequenceA utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139357.pdf.txt001139357.pdf.txtExtracted Texttext/plain335347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/2/001139357.pdf.txt03daf0d6b707c269a1ebe67d7309e698MD52ORIGINAL001139357.pdfTexto completoapplication/pdf8342015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/1/001139357.pdfbd3394a7a8be2cf5bc329cc79cb3824eMD5110183/2377122022-04-28 04:44:11.417871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-28T07:44:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
title A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
spellingShingle A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
Carniel, Maikeli
Química orgânica
Funções orgânicas
Ciência forense
Papiloscopia
Sequência didática
Organic chemistry
Organic functions
Forensic sciences
Papilloscopy
Didactic sequence
title_short A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
title_full A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
title_fullStr A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
title_full_unstemmed A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
title_sort A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
author Carniel, Maikeli
author_facet Carniel, Maikeli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Maikeli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Emilene Mendes
contributor_str_mv Becker, Emilene Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Química orgânica
Funções orgânicas
Ciência forense
Papiloscopia
Sequência didática
topic Química orgânica
Funções orgânicas
Ciência forense
Papiloscopia
Sequência didática
Organic chemistry
Organic functions
Forensic sciences
Papilloscopy
Didactic sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Organic chemistry
Organic functions
Forensic sciences
Papilloscopy
Didactic sequence
description Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem efetiva destes. Tem, nestes termos, como problemática central a conduzir o estudo: Como o tema Ciências Forenses pode contribuir e tornar mais eficiente o processo de aprendizado do ensino de química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas? O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional, na forma de Sequência Didática, facilitadora da aprendizagem significativa dos estudantes, abordando a temática Ciências Forenses, em especial a técnica da papiloscopia com o uso de condimentos como reveladores de impressões digitais latentes. É um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e de campo de natureza aplicada. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados e sistematização da pesquisa. Na pesquisa de campo participam 34 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, no período de setembro a dezembro de 2019. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários semiestruturados: um diagnóstico e outro após a intervenção didática. A Sequência Didática foi dividida em 12 aulas, teórico e práticas. A experimentação consistiu em revelação de impressões digitais latentes com o uso de reveladores como: iodo, grafite, pó padrão e os condimentos em pó, curry, louro e canela, em diferentes superfícies. Os resultados apontam que foi possível trazer ao aluno noções sobre a composição química dos condimentos e das impressões digitais, além de ser uma possibilidade de revisar conceitos químicos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Além, disso, à Química aplicada às Ciências Forense favoreceu o interesse do aluno, e contribuiu na aprendizagem significativa destes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-21T04:41:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139357
url http://hdl.handle.net/10183/237712
identifier_str_mv 001139357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/2/001139357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237712/1/001139357.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03daf0d6b707c269a1ebe67d7309e698
bd3394a7a8be2cf5bc329cc79cb3824e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064751746908160