Pistas de devir-criança do/da pesquisador/a: linhas de fuga do dispositivo da redenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1848 |
Resumo: | Este texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas em torno do brincar das crianças na interface com as tecnologias digitais circulantes na área da Educação. Os conceitos utilizados nesse investimento analítico derivam de um olhar genealógico a partir de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos parecem reivindicar a escola como espaço para o exercício de brincadeiras antigas, tradicionais e como espaço de experimentação, para ‘melhor brincar com as tecnologias digitais’. Portanto, a escola como lócus de redenção! Neste texto, problematizamos que no agenciamento do dispositivo da redenção há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização, que no brincar junto das e com as crianças, abre espaço para um devir-criança do próprio brincar, com o qual se atualiza a invenção de mundos. |
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Pistas de devir-criança do/da pesquisador/a: linhas de fuga do dispositivo da redençãoCrianças.Brincar.Tecnologias digitais.Redenção.Linhas de fuga.EducaciónBasic Education.Este texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas em torno do brincar das crianças na interface com as tecnologias digitais circulantes na área da Educação. Os conceitos utilizados nesse investimento analítico derivam de um olhar genealógico a partir de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos parecem reivindicar a escola como espaço para o exercício de brincadeiras antigas, tradicionais e como espaço de experimentação, para ‘melhor brincar com as tecnologias digitais’. Portanto, a escola como lócus de redenção! Neste texto, problematizamos que no agenciamento do dispositivo da redenção há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização, que no brincar junto das e com as crianças, abre espaço para um devir-criança do próprio brincar, com o qual se atualiza a invenção de mundos.CNTE2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/184810.22420/rde.v17i39.1848Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas2238-439110.22420/rde.v17i39reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1848/1208Habowski, Adilson CristianoGibbon Ratto, Cleberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T19:48:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1848Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-12-29T19:48:43Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
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