O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Roberto Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dantas, Tânia Regina, Conceição, Ana Paula da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1300
Resumo: Este artigo tem como tema o currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nosso intuito é compreender como o currículo pode legitimar os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes, no município de Camaçari-BA. O objetivo geral é apreender as relações entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as da EJA de escolas da rede municipal. Metologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da EJA. Os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas nos programas de formação continuada dos/as profissionais da EJA no território.
id CNTE-1_ca657addcb04b74a04ef81e767362832
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1300
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitosCurrículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.Este artigo tem como tema o currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nosso intuito é compreender como o currículo pode legitimar os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes, no município de Camaçari-BA. O objetivo geral é apreender as relações entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as da EJA de escolas da rede municipal. Metologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da EJA. Os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas nos programas de formação continuada dos/as profissionais da EJA no território.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/130010.22420/rde.v15i32.1300Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 321-3382238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1300/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Roberto FernandesDantas, Tânia ReginaConceição, Ana Paula da Silva2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1300Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.769041Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
title O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
spellingShingle O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
Sousa, Roberto Fernandes
Currículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.
title_short O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
title_full O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
title_fullStr O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
title_full_unstemmed O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
title_sort O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
author Sousa, Roberto Fernandes
author_facet Sousa, Roberto Fernandes
Dantas, Tânia Regina
Conceição, Ana Paula da Silva
author_role author
author2 Dantas, Tânia Regina
Conceição, Ana Paula da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Roberto Fernandes
Dantas, Tânia Regina
Conceição, Ana Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.
topic Currículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.
description Este artigo tem como tema o currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nosso intuito é compreender como o currículo pode legitimar os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes, no município de Camaçari-BA. O objetivo geral é apreender as relações entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as da EJA de escolas da rede municipal. Metologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da EJA. Os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas nos programas de formação continuada dos/as profissionais da EJA no território.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1300
10.22420/rde.v15i32.1300
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1300
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1300/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 321-338
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343268122624