Educação para o trabalho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Flávio F. Francisco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Manoel Felipe F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conversas & Controvérsias
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662
Resumo: A proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora.
id PUC_RS-24_213ae629a55e09c87a5b859f8f0c53a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23662
network_acronym_str PUC_RS-24
network_name_str Conversas & Controvérsias
repository_id_str
spelling Educação para o trabalho?TrabalhoEducaçãoEducandosEducadoresA proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662Conversas & Controvérsias; Vol. 3 No. 1 (2016): Education in discussion; 29 - 43Conversas & Controvérsias; v. 3 n. 1 (2016): Educação em debate; 29 - 432178-5694reponame:Conversas & Controvérsiasinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662/14259Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Flávio F. FranciscoRodrigues, Manoel Felipe F.2019-01-18T14:03:20Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23662Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/indexPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/oaiteresa.marques@pucrs.br2178-56942178-5694opendoar:2019-01-18T14:03:20Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o trabalho?
title Educação para o trabalho?
spellingShingle Educação para o trabalho?
Junior, Flávio F. Francisco
Trabalho
Educação
Educandos
Educadores
title_short Educação para o trabalho?
title_full Educação para o trabalho?
title_fullStr Educação para o trabalho?
title_full_unstemmed Educação para o trabalho?
title_sort Educação para o trabalho?
author Junior, Flávio F. Francisco
author_facet Junior, Flávio F. Francisco
Rodrigues, Manoel Felipe F.
author_role author
author2 Rodrigues, Manoel Felipe F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Flávio F. Francisco
Rodrigues, Manoel Felipe F.
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Educandos
Educadores
topic Trabalho
Educação
Educandos
Educadores
description A proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662/14259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Conversas & Controvérsias; Vol. 3 No. 1 (2016): Education in discussion; 29 - 43
Conversas & Controvérsias; v. 3 n. 1 (2016): Educação em debate; 29 - 43
2178-5694
reponame:Conversas & Controvérsias
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Conversas & Controvérsias
collection Conversas & Controvérsias
repository.name.fl_str_mv Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv teresa.marques@pucrs.br
_version_ 1797054070771417088