Educação para o trabalho?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conversas & Controvérsias |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora. |
id |
PUC_RS-24_213ae629a55e09c87a5b859f8f0c53a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23662 |
network_acronym_str |
PUC_RS-24 |
network_name_str |
Conversas & Controvérsias |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para o trabalho?TrabalhoEducaçãoEducandosEducadoresA proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662Conversas & Controvérsias; Vol. 3 No. 1 (2016): Education in discussion; 29 - 43Conversas & Controvérsias; v. 3 n. 1 (2016): Educação em debate; 29 - 432178-5694reponame:Conversas & Controvérsiasinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662/14259Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Flávio F. FranciscoRodrigues, Manoel Felipe F.2019-01-18T14:03:20Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/23662Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/indexPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/oaiteresa.marques@pucrs.br2178-56942178-5694opendoar:2019-01-18T14:03:20Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para o trabalho? |
title |
Educação para o trabalho? |
spellingShingle |
Educação para o trabalho? Junior, Flávio F. Francisco Trabalho Educação Educandos Educadores |
title_short |
Educação para o trabalho? |
title_full |
Educação para o trabalho? |
title_fullStr |
Educação para o trabalho? |
title_full_unstemmed |
Educação para o trabalho? |
title_sort |
Educação para o trabalho? |
author |
Junior, Flávio F. Francisco |
author_facet |
Junior, Flávio F. Francisco Rodrigues, Manoel Felipe F. |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Manoel Felipe F. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Flávio F. Francisco Rodrigues, Manoel Felipe F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação Educandos Educadores |
topic |
Trabalho Educação Educandos Educadores |
description |
A proposta deste trabalho é problematizar uma questão ontológica, ou seja, da relação entre indivíduo/sociedade/natureza. Para tanto, a interpretação do mundo a partir do trabalho é analisada tendo como base obras clássicas da sociologia. Desta forma, pretende-se estimular uma busca por uma visão crítica de mundo que possibilite trazer questionamentos e, assim, perceber qual a sua posição dentro da realidade do mundo do trabalho. Trataremos aqui, usando dados empíricos de observações participantes e instrumentos socioantropológicos de duas escolas da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de questões que implicam na prática docente, que envolvem a relação de educadores e educandos na e para a prática do trabalho, buscando mostrar dois modos de ensino/aprendizagem, através da visão de Paulo Freire: o primeiro, tradicional, o qual remete a uma educação conservadora, e, por fim, o segundo, que aponta para uma educação crítica e libertadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23662/14259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Conversas & Controvérsias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conversas & Controvérsias; Vol. 3 No. 1 (2016): Education in discussion; 29 - 43 Conversas & Controvérsias; v. 3 n. 1 (2016): Educação em debate; 29 - 43 2178-5694 reponame:Conversas & Controvérsias instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Conversas & Controvérsias |
collection |
Conversas & Controvérsias |
repository.name.fl_str_mv |
Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
teresa.marques@pucrs.br |
_version_ |
1797054070771417088 |