O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1009
Resumo: O debate sobre a incorporação definitiva do Fundeb na Constituição Federal é permeado pela tentativa de torná-lo mais eficiente para combater as desigualdades educacionais e sobre o aporte da União. No atual estágio de tramitação do Fundo o debate sobre a relação entre o Valor por Aluno Ano Total, sua capacidade de incidir sobre as desigualdades e a relação deste esforço com a regulamentação do CAQi é estratégico para a garantia do direito a educação de milhões de brasileiros. O combate às desigualdades não pode ser feito sem que o Custo Aluno-Qualidade ancore o novo desenho de Fundo, garantindo que cada escola possua um padrão mínimo de qualidade.
id CNTE-1_ea3a996407a540c2f507cc04a108b35c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1009
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhadaFundeb. Custo Aluno Qualidade. Financiamento da educação básica.O debate sobre a incorporação definitiva do Fundeb na Constituição Federal é permeado pela tentativa de torná-lo mais eficiente para combater as desigualdades educacionais e sobre o aporte da União. No atual estágio de tramitação do Fundo o debate sobre a relação entre o Valor por Aluno Ano Total, sua capacidade de incidir sobre as desigualdades e a relação deste esforço com a regulamentação do CAQi é estratégico para a garantia do direito a educação de milhões de brasileiros. O combate às desigualdades não pode ser feito sem que o Custo Aluno-Qualidade ancore o novo desenho de Fundo, garantindo que cada escola possua um padrão mínimo de qualidade.CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/100910.22420/rde.v13i26.1009Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 415-4242238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1009/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luiz2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1009Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.705685Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
title O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
spellingShingle O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
Araújo, Luiz
Fundeb. Custo Aluno Qualidade. Financiamento da educação básica.
title_short O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
title_full O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
title_fullStr O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
title_full_unstemmed O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
title_sort O “Novo” Fundeb: o CAQi na encruzilhada
author Araújo, Luiz
author_facet Araújo, Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Fundeb. Custo Aluno Qualidade. Financiamento da educação básica.
topic Fundeb. Custo Aluno Qualidade. Financiamento da educação básica.
description O debate sobre a incorporação definitiva do Fundeb na Constituição Federal é permeado pela tentativa de torná-lo mais eficiente para combater as desigualdades educacionais e sobre o aporte da União. No atual estágio de tramitação do Fundo o debate sobre a relação entre o Valor por Aluno Ano Total, sua capacidade de incidir sobre as desigualdades e a relação deste esforço com a regulamentação do CAQi é estratégico para a garantia do direito a educação de milhões de brasileiros. O combate às desigualdades não pode ser feito sem que o Custo Aluno-Qualidade ancore o novo desenho de Fundo, garantindo que cada escola possua um padrão mínimo de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1009
10.22420/rde.v13i26.1009
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1009
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i26.1009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1009/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 415-424
2238-4391
10.22420/rde.v13i26
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342671482880