A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis razões que tornam relevantes questões como empreendedorismo e projeto de vida nas práticas educativas nas escolas. O foco da análise está no documento intitulado Currículo Base do Ensino médio do Território Catarinense – CBEMTC, diretriz do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. A perspectiva teórica se pauta em autores que discutem concepções de sujeito e sua relação com o mercado na contemporaneidade. O que se observa no documento curricular analisado são técnicas de gestão de si, que movimentam o sujeito para a busca de um lugar no mercado, nas quais todos os domínios da vida individual passam a se tornar potentes recursos diante de uma necessidade de melhora do desempenho pessoal. Deste modo, a engenharia psíquica contemporânea se integra às orientações escolares a docentes e estudantes. |
id |
CNTE-1_ecd8535338af64313720a2507dc9c1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1467 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículoPolíticas EducacionaisCurrículoEnsino MédioO objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis razões que tornam relevantes questões como empreendedorismo e projeto de vida nas práticas educativas nas escolas. O foco da análise está no documento intitulado Currículo Base do Ensino médio do Território Catarinense – CBEMTC, diretriz do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. A perspectiva teórica se pauta em autores que discutem concepções de sujeito e sua relação com o mercado na contemporaneidade. O que se observa no documento curricular analisado são técnicas de gestão de si, que movimentam o sujeito para a busca de um lugar no mercado, nas quais todos os domínios da vida individual passam a se tornar potentes recursos diante de uma necessidade de melhora do desempenho pessoal. Deste modo, a engenharia psíquica contemporânea se integra às orientações escolares a docentes e estudantes.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/146710.22420/rde.v16i34.1467Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 111-1252238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467/1097Bernardes, Ana Cristina RodriguesVoigt, Jane Mery Richterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1467Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.595575Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
title |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
spellingShingle |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo Bernardes, Ana Cristina Rodrigues Políticas Educacionais Currículo Ensino Médio |
title_short |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
title_full |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
title_fullStr |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
title_full_unstemmed |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
title_sort |
A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo |
author |
Bernardes, Ana Cristina Rodrigues |
author_facet |
Bernardes, Ana Cristina Rodrigues Voigt, Jane Mery Richter |
author_role |
author |
author2 |
Voigt, Jane Mery Richter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Ana Cristina Rodrigues Voigt, Jane Mery Richter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Currículo Ensino Médio |
topic |
Políticas Educacionais Currículo Ensino Médio |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis razões que tornam relevantes questões como empreendedorismo e projeto de vida nas práticas educativas nas escolas. O foco da análise está no documento intitulado Currículo Base do Ensino médio do Território Catarinense – CBEMTC, diretriz do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. A perspectiva teórica se pauta em autores que discutem concepções de sujeito e sua relação com o mercado na contemporaneidade. O que se observa no documento curricular analisado são técnicas de gestão de si, que movimentam o sujeito para a busca de um lugar no mercado, nas quais todos os domínios da vida individual passam a se tornar potentes recursos diante de uma necessidade de melhora do desempenho pessoal. Deste modo, a engenharia psíquica contemporânea se integra às orientações escolares a docentes e estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467 10.22420/rde.v16i34.1467 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i34.1467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 111-125 2238-4391 10.22420/rde.v16i34 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343307968512 |