Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25905
Resumo: A presente tese investiga os conteúdos escolares em três instâncias de objetivação docurrículo de História para o Ensino Médio brasileiro circunscritas entre o período de 1998 a2012. Através dos conceitos de políticas educacionais, currículo e conteúdos, buscamosinvestigar os consensos e assimetrias entre conceitos, competências e habilidades presentes noExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em comparação com às prescrições contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionaispara o Ensino Médio (PCNEM). As fontes utilizadas na pesquisa foram: as três versões dosPCNEM de História (1998, 2003 e 2006); as matrizes de referência e questões do ENEMentre 1998 a 2012 e os editais e coleções didáticas do PNLD da disciplina para o EnsinoMédio. No processo de leitura, extração, categorização e análise das fontes utilizamos osprocedimentos metodológicos da Análise de conteúdo. A hipótese que norteia o estudo é a deque os livros didáticos de História, provas do ENEM e demais documentos referentes a essaspolíticas, apresentam profundas dissonâncias em relação aos conhecimentos, competências ehabilidades expressos nos PCNEM. Assim, na ausência de currículos sistêmicos (para além dafunção de “orientar”), juntamente com a negação dos PCNEM e de qualquer outrapossibilidade de currículos nacionalmente válidos, transfere-se para as matrizes do ENEM opapel de pautar o currículo de história brasileiro. A investigação sobre a simetria entrepolíticas curriculares distintas encontra a sua devida pertinência dentro da atual discussãosobre os limites e possibilidades de criação de uma Base Nacional Curricular Comum(BNCC) para a disciplina História.
id UFRN_3a6ddfb00485749045bc9b7c9a9912f9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25905
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Kleber Luiz Gavião Machado Dehttp://lattes.cnpq.br/1879389257178243http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Maynard, Dilton Cândidohttp://lattes.cnpq.br/7966825011414341Oliveira, Itamar Freitas Dehttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Chaves, José Olivenor Souzahttp://lattes.cnpq.br/8156570206212452Oliveira, Margarida Maria Dias Dehttp://lattes.cnpq.br/5565266295414497Paiva, Marlucia Menezes Dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Junior, Walter Pinheiro Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Stamatto, Maria Ines Sucupira2018-09-24T13:51:20Z2018-09-24T13:51:20Z2016-02-26SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de. Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012). 2016. 262f. Tese (Doutorado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25905A presente tese investiga os conteúdos escolares em três instâncias de objetivação docurrículo de História para o Ensino Médio brasileiro circunscritas entre o período de 1998 a2012. Através dos conceitos de políticas educacionais, currículo e conteúdos, buscamosinvestigar os consensos e assimetrias entre conceitos, competências e habilidades presentes noExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em comparação com às prescrições contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionaispara o Ensino Médio (PCNEM). As fontes utilizadas na pesquisa foram: as três versões dosPCNEM de História (1998, 2003 e 2006); as matrizes de referência e questões do ENEMentre 1998 a 2012 e os editais e coleções didáticas do PNLD da disciplina para o EnsinoMédio. No processo de leitura, extração, categorização e análise das fontes utilizamos osprocedimentos metodológicos da Análise de conteúdo. A hipótese que norteia o estudo é a deque os livros didáticos de História, provas do ENEM e demais documentos referentes a essaspolíticas, apresentam profundas dissonâncias em relação aos conhecimentos, competências ehabilidades expressos nos PCNEM. Assim, na ausência de currículos sistêmicos (para além dafunção de “orientar”), juntamente com a negação dos PCNEM e de qualquer outrapossibilidade de currículos nacionalmente válidos, transfere-se para as matrizes do ENEM opapel de pautar o currículo de história brasileiro. A investigação sobre a simetria entrepolíticas curriculares distintas encontra a sua devida pertinência dentro da atual discussãosobre os limites e possibilidades de criação de uma Base Nacional Curricular Comum(BNCC) para a disciplina História.The present thesis investigates school contents in three instances of objectification of History curriculum for Brazilian High School circumscribed in the period between 1998 and 2012. Through educational policies concepts, curriculum and contents, we seek to investigate the consensus and asymmetries among concepts, competences and abilities present in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) in comparison to the prescriptions contained in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). The sources used in the research were: the three versions of History PCNEM (1998, 2003 and 2006); the reference matrices and ENEM questions between 1998 and 2012 besides the public notices and didactic collections of the PNLD for the subject to High School. In the process of reading, extraction, categorization and analysis of the sources were utilized methodological procedures of the Content Analysis. The hypothesis that orient the study is that the History didactic books, ENEM tests and other documents related to these policies have deep dissonances in relation to knowledge, competences and abilities expressed in the PCNEM. Thus, in the absence of systemic curriculums (beyond the role of "orient"), along with the denial of PCNEM and another possibility of nationally valid curriculums, it is transferred to the matrices of ENEM the role of interlining the Brazilian History curriculum. Research on the symmetry between distinct curriculum policies finds its proper relevance in the current discussion about the limits and possibilities of creating the common curriculum national base (Base Nacional Curricular Comum - BNCC) for History subjectporPolíticas educacionaisConteúdos históricosCurrículoEnsino de HistóriaEnsino MédioConsensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPrograma de pós-graduação em educaçãoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdfPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdfapplication/pdf8748013https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/2/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdfba9f0caa0c6cd825625be0b5484afd13MD52TEXTPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.txtPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain653950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/3/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.txt0365c617d8e72216904ace782240cf6dMD53THUMBNAILPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.jpgPoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2017https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/4/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.jpg7d36748019cc3fb676e9929d8c8de0a6MD54123456789/259052019-01-29 19:25:21.688oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:25:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
title Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
spellingShingle Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
Políticas educacionais
Conteúdos históricos
Currículo
Ensino de História
Ensino Médio
title_short Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
title_full Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
title_fullStr Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
title_full_unstemmed Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
title_sort Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
author Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
author_facet Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1879389257178243
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maynard, Dilton Cândido
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7966825011414341
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Itamar Freitas De
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Chaves, José Olivenor Souza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8156570206212452
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias De
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes De
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Junior, Walter Pinheiro Barbosa
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Ines Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Ines Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Conteúdos históricos
Currículo
Ensino de História
Ensino Médio
topic Políticas educacionais
Conteúdos históricos
Currículo
Ensino de História
Ensino Médio
description A presente tese investiga os conteúdos escolares em três instâncias de objetivação docurrículo de História para o Ensino Médio brasileiro circunscritas entre o período de 1998 a2012. Através dos conceitos de políticas educacionais, currículo e conteúdos, buscamosinvestigar os consensos e assimetrias entre conceitos, competências e habilidades presentes noExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em comparação com às prescrições contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionaispara o Ensino Médio (PCNEM). As fontes utilizadas na pesquisa foram: as três versões dosPCNEM de História (1998, 2003 e 2006); as matrizes de referência e questões do ENEMentre 1998 a 2012 e os editais e coleções didáticas do PNLD da disciplina para o EnsinoMédio. No processo de leitura, extração, categorização e análise das fontes utilizamos osprocedimentos metodológicos da Análise de conteúdo. A hipótese que norteia o estudo é a deque os livros didáticos de História, provas do ENEM e demais documentos referentes a essaspolíticas, apresentam profundas dissonâncias em relação aos conhecimentos, competências ehabilidades expressos nos PCNEM. Assim, na ausência de currículos sistêmicos (para além dafunção de “orientar”), juntamente com a negação dos PCNEM e de qualquer outrapossibilidade de currículos nacionalmente válidos, transfere-se para as matrizes do ENEM opapel de pautar o currículo de história brasileiro. A investigação sobre a simetria entrepolíticas curriculares distintas encontra a sua devida pertinência dentro da atual discussãosobre os limites e possibilidades de criação de uma Base Nacional Curricular Comum(BNCC) para a disciplina História.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-24T13:51:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-24T13:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de. Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012). 2016. 262f. Tese (Doutorado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25905
identifier_str_mv SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de. Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012). 2016. 262f. Tese (Doutorado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/2/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/3/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25905/4/PoliticasEducacionaisEnsinoMedio_Souza_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba9f0caa0c6cd825625be0b5484afd13
0365c617d8e72216904ace782240cf6d
7d36748019cc3fb676e9929d8c8de0a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117551199617024