Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/529 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e discute a intervenção junto a crianças com queixas relacionadas à atenção, utilizando jogos cognitivos em pequenos grupos, com o objetivo de melhorar sua capacidade de atenção e resolução de problemas. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e pauta-se, principalmente, na observação participante. Participaram das intervenções semanais, em grupo, alunos, na faixa etária entre 7 e 11 anos, durante seis meses, uma vez por semana, procedidas dos registros em formulário específico. Os resultados evidenciam melhoras significativas às habilidades cognitivas, em especial, a atenção. |
id |
CNTE-1_f3722ffa027e461c2058177e5f2e524a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/529 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivasEste trabalho apresenta e discute a intervenção junto a crianças com queixas relacionadas à atenção, utilizando jogos cognitivos em pequenos grupos, com o objetivo de melhorar sua capacidade de atenção e resolução de problemas. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e pauta-se, principalmente, na observação participante. Participaram das intervenções semanais, em grupo, alunos, na faixa etária entre 7 e 11 anos, durante seis meses, uma vez por semana, procedidas dos registros em formulário específico. Os resultados evidenciam melhoras significativas às habilidades cognitivas, em especial, a atenção.CNTE2017-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/52910.22420/rde.v11i20.529Retratos da Escola; v. 11 n. 20 (2017): A reforma do Ensino Médio em questão; 277-2942238-439110.22420/rde.v11i20reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/529/pdfRamos, Daniela KarineRocha, Natália Lorenzetti dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-25T17:16:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/529Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:34.080412Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
title |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
spellingShingle |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas Ramos, Daniela Karine |
title_short |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
title_full |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
title_fullStr |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
title_full_unstemmed |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
title_sort |
Jogos cognitivos em pequenos grupos Contribuições às habilidades cognitivas |
author |
Ramos, Daniela Karine |
author_facet |
Ramos, Daniela Karine Rocha, Natália Lorenzetti da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Natália Lorenzetti da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine Rocha, Natália Lorenzetti da |
description |
Este trabalho apresenta e discute a intervenção junto a crianças com queixas relacionadas à atenção, utilizando jogos cognitivos em pequenos grupos, com o objetivo de melhorar sua capacidade de atenção e resolução de problemas. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e pauta-se, principalmente, na observação participante. Participaram das intervenções semanais, em grupo, alunos, na faixa etária entre 7 e 11 anos, durante seis meses, uma vez por semana, procedidas dos registros em formulário específico. Os resultados evidenciam melhoras significativas às habilidades cognitivas, em especial, a atenção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/529 10.22420/rde.v11i20.529 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/529 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v11i20.529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/529/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 11 n. 20 (2017): A reforma do Ensino Médio em questão; 277-294 2238-4391 10.22420/rde.v11i20 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890341926993920 |