Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zan, Dirce
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Krawczyk, Nora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032
Resumo: Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.
id CNTE-1_ff1a213b6acac1c4ea3c471b4b657fe1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1032
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no BrasilConservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.CNTE2020-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/103210.22420/rde.v13i27.1032Retratos da Escola; v. 13 n. 27 (2019): Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos; 607-6202238-439110.22420/rde.v13i27reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessZan, DirceKrawczyk, Nora2020-01-09T17:43:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1032Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:47.460061Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
title Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
spellingShingle Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
Zan, Dirce
Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.
title_short Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
title_full Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
title_fullStr Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
title_full_unstemmed Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
title_sort Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
author Zan, Dirce
author_facet Zan, Dirce
Krawczyk, Nora
author_role author
author2 Krawczyk, Nora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zan, Dirce
Krawczyk, Nora
dc.subject.por.fl_str_mv Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.
topic Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.
description Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032
10.22420/rde.v13i27.1032
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i27.1032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 27 (2019): Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos; 607-620
2238-4391
10.22420/rde.v13i27
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342687211520