Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032 |
Resumo: | Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito. |
id |
CNTE-1_ff1a213b6acac1c4ea3c471b4b657fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1032 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no BrasilConservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.CNTE2020-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/103210.22420/rde.v13i27.1032Retratos da Escola; v. 13 n. 27 (2019): Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos; 607-6202238-439110.22420/rde.v13i27reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessZan, DirceKrawczyk, Nora2020-01-09T17:43:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1032Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:47.460061Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
title |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
spellingShingle |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil Zan, Dirce Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil. |
title_short |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
title_full |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
title_fullStr |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
title_full_unstemmed |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
title_sort |
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil |
author |
Zan, Dirce |
author_facet |
Zan, Dirce Krawczyk, Nora |
author_role |
author |
author2 |
Krawczyk, Nora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zan, Dirce Krawczyk, Nora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil. |
topic |
Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil. |
description |
Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032 10.22420/rde.v13i27.1032 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i27.1032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 27 (2019): Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos; 607-620 2238-4391 10.22420/rde.v13i27 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342687211520 |