O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russomano Goñi, ÁLVARO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/6938
Resumo: O estudo  analisa o princípio da solidariedade como fundamento dos institutos da daseinsvorsorge,  e assim se relacionam às políticas públicas adotadas para garantir a efetividade do direito à assistência social em tempos de COVID-19 no Brasil. Desenvolve-se através do método hipotético dedutivo e considera que as políticas públicas assistenciais estão baseadas no princípio da solidariedade e asseguram o mínimo existencial. A pesquisa é documental e bibliográfica. Estuda as possíveis semelhanças e diferenças entre a daseinsvorsorge e o mínimo existencial e, após, o princípio da solidariedade e o direito à Assistência social no âmbito da Constituição Federal.
id CONPEDI-10_47705795bf99c91d7f244c0a8171ec83
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/6938
network_acronym_str CONPEDI-10
network_name_str Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social
repository_id_str
spelling O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.daseinsvorsorge; mínimo existencial; princípio da solidariedade; direito social à assistência social; pandemiaO estudo  analisa o princípio da solidariedade como fundamento dos institutos da daseinsvorsorge,  e assim se relacionam às políticas públicas adotadas para garantir a efetividade do direito à assistência social em tempos de COVID-19 no Brasil. Desenvolve-se através do método hipotético dedutivo e considera que as políticas públicas assistenciais estão baseadas no princípio da solidariedade e asseguram o mínimo existencial. A pesquisa é documental e bibliográfica. Estuda as possíveis semelhanças e diferenças entre a daseinsvorsorge e o mínimo existencial e, após, o princípio da solidariedade e o direito à Assistência social no âmbito da Constituição Federal.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIRussomano Goñi, ÁLVARO2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/693810.26668/IndexLawJournals/2525-9865/2020.v6i2.6938Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social; v. 6, n. 2 (2020): V. 6. N.2 (2020) - JULHO - DEZEMBRO; 1-202525-98652525-9865reponame:Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Socialinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/6938/pdfDireitos autorais 2020 ÁLVARO Russomano Goñihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T01:39:49Zoai:ojs.indexlaw.org:article/6938Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadsspsPRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-98652525-9865opendoar:2021-08-20T01:39:49Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
title O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
spellingShingle O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
Russomano Goñi, ÁLVARO
daseinsvorsorge; mínimo existencial; princípio da solidariedade; direito social à assistência social; pandemia
title_short O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
title_full O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
title_fullStr O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
title_full_unstemmed O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
title_sort O princípio constitucional da solidariedade como fundamento do direito social à assistência social, da doutrina da daseinsvorsorge e do mínimo existencial. Possibilidades e limites em época de pandemia sanitária.
author Russomano Goñi, ÁLVARO
author_facet Russomano Goñi, ÁLVARO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Russomano Goñi, ÁLVARO
dc.subject.por.fl_str_mv daseinsvorsorge; mínimo existencial; princípio da solidariedade; direito social à assistência social; pandemia
topic daseinsvorsorge; mínimo existencial; princípio da solidariedade; direito social à assistência social; pandemia
description O estudo  analisa o princípio da solidariedade como fundamento dos institutos da daseinsvorsorge,  e assim se relacionam às políticas públicas adotadas para garantir a efetividade do direito à assistência social em tempos de COVID-19 no Brasil. Desenvolve-se através do método hipotético dedutivo e considera que as políticas públicas assistenciais estão baseadas no princípio da solidariedade e asseguram o mínimo existencial. A pesquisa é documental e bibliográfica. Estuda as possíveis semelhanças e diferenças entre a daseinsvorsorge e o mínimo existencial e, após, o princípio da solidariedade e o direito à Assistência social no âmbito da Constituição Federal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/6938
10.26668/IndexLawJournals/2525-9865/2020.v6i2.6938
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/6938
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9865/2020.v6i2.6938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/6938/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ÁLVARO Russomano Goñi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ÁLVARO Russomano Goñi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social; v. 6, n. 2 (2020): V. 6. N.2 (2020) - JULHO - DEZEMBRO; 1-20
2525-9865
2525-9865
reponame:Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social
collection Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social
repository.name.fl_str_mv Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808857676173541376