CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Adriana de Lacerda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Horácio Wanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2066
Resumo: O artigo relaciona, no âmbito da Educação Jurídica, o Professor Reflexivo, o Ciclo da Práxis Pedagógica (Ciclo) e o Planejamento Educacional. Busca, a partir desses referenciais, demonstrar a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica, utilizando para isso o Ciclo, e planejar suas atividades didáticas. Se isso ocorrer, a fase de Transposição Didática, integrante do Ciclo, poderá se desenvolver de forma adequada, com os professores na sua reflexão/ação transformando o conhecimento acadêmico-profissional em conhecimento ensinável-aprendível.O exercício da docência exige o necessário domínio dos conhecimentos didático-pedagógicos que caracterizam a profissão de professor e diferenciam sua práxis das de outros profissionais; e isso vale também para a Educação Jurídica.
id CONPEDI-1_a2568ab6487ca358a121a1d5c603bbbf
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/2066
network_acronym_str CONPEDI-1
network_name_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository_id_str
spelling CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONALCiclo da Práxis Pedagógica; Transposição didática; Planejamento educacional; Educação jurídica; Conhecimento jurídico.O artigo relaciona, no âmbito da Educação Jurídica, o Professor Reflexivo, o Ciclo da Práxis Pedagógica (Ciclo) e o Planejamento Educacional. Busca, a partir desses referenciais, demonstrar a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica, utilizando para isso o Ciclo, e planejar suas atividades didáticas. Se isso ocorrer, a fase de Transposição Didática, integrante do Ciclo, poderá se desenvolver de forma adequada, com os professores na sua reflexão/ação transformando o conhecimento acadêmico-profissional em conhecimento ensinável-aprendível.O exercício da docência exige o necessário domínio dos conhecimentos didático-pedagógicos que caracterizam a profissão de professor e diferenciam sua práxis das de outros profissionais; e isso vale também para a Educação Jurídica.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIRocha, Adriana de LacerdaRodrigues, Horácio Wanderlei2017-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/206610.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i1.2066Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 1 (2017): JANEIRO-JUNHO; 121-1452525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2066/pdfDireitos autorais 2018 adriana lacerda rocha, Horácio Wanderlei Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-05T16:57:53Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2066Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2018-04-05T16:57:53Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
spellingShingle CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Rocha, Adriana de Lacerda
Ciclo da Práxis Pedagógica; Transposição didática; Planejamento educacional; Educação jurídica; Conhecimento jurídico.
title_short CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title_full CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title_fullStr CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title_sort CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
author Rocha, Adriana de Lacerda
author_facet Rocha, Adriana de Lacerda
Rodrigues, Horácio Wanderlei
author_role author
author2 Rodrigues, Horácio Wanderlei
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Adriana de Lacerda
Rodrigues, Horácio Wanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo da Práxis Pedagógica; Transposição didática; Planejamento educacional; Educação jurídica; Conhecimento jurídico.
topic Ciclo da Práxis Pedagógica; Transposição didática; Planejamento educacional; Educação jurídica; Conhecimento jurídico.
description O artigo relaciona, no âmbito da Educação Jurídica, o Professor Reflexivo, o Ciclo da Práxis Pedagógica (Ciclo) e o Planejamento Educacional. Busca, a partir desses referenciais, demonstrar a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica, utilizando para isso o Ciclo, e planejar suas atividades didáticas. Se isso ocorrer, a fase de Transposição Didática, integrante do Ciclo, poderá se desenvolver de forma adequada, com os professores na sua reflexão/ação transformando o conhecimento acadêmico-profissional em conhecimento ensinável-aprendível.O exercício da docência exige o necessário domínio dos conhecimentos didático-pedagógicos que caracterizam a profissão de professor e diferenciam sua práxis das de outros profissionais; e isso vale também para a Educação Jurídica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2066
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i1.2066
url http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2066
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i1.2066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2066/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 adriana lacerda rocha, Horácio Wanderlei Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 adriana lacerda rocha, Horácio Wanderlei Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 1 (2017): JANEIRO-JUNHO; 121-145
2525-9636
2525-9636
reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
collection Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1798325500893986816