A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogilka, Maurício
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787
Resumo: This article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that it’s impossible for a child to learning the school knowledge without using it’s previous experience, source of sense to any human learning.
id UFMG-5_85b4a0546352675cfb2a43eabccc7d67
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42787
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democráticaConhecimento EscolarExperiênciaEducação DemocráticaPedagogia HumanistaTransposição DidáticaThis article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that it’s impossible for a child to learning the school knowledge without using it’s previous experience, source of sense to any human learning.Este artigo desenvolve uma discussão sobre processo de aprendizagem do conhecimento escolar. Ele enfatiza o conceito de aprendizagem significativa, fundamentado nas idéias da pedagogia humanista, especialmente em Carl Rogers e Jonh Dewey. Tenta mostrar que é impossível para a criança aprender o que é ensinado sem se basear em suas experiências prévias, fonte de sentido para qualquer aprendizagem humana.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787/32609Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMogilka, Maurício2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42787Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
title A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
spellingShingle A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
Mogilka, Maurício
Conhecimento Escolar
Experiência
Educação Democrática
Pedagogia Humanista
Transposição Didática
title_short A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
title_full A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
title_fullStr A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
title_full_unstemmed A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
title_sort A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática
author Mogilka, Maurício
author_facet Mogilka, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogilka, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Escolar
Experiência
Educação Democrática
Pedagogia Humanista
Transposição Didática
topic Conhecimento Escolar
Experiência
Educação Democrática
Pedagogia Humanista
Transposição Didática
description This article discusses the learning process of the school knowledge. It emphasizes the concept of significative learning, support in the ideas of humanist pedagogy, specially in Carl Rogers and John Dewey. It tries to show that it’s impossible for a child to learning the school knowledge without using it’s previous experience, source of sense to any human learning.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42787/32609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 13
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120235167745