O CONTEÚDO CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA UM ENSINO JURÍDICO LIBERTADOR E PROMOTOR DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Max Emiliano da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gabrich, Frederico de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Fundamentais nas Relações do Trabalho, Sociais e Empresariais
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadireitosfundamentais/article/view/2265
Resumo: Este artigo propõe-se a analisar a perspectiva constitucional da educação, enquanto promotora de desenvolvimento pessoal, do exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho. No entanto, o ensino jurídico atual, baseado numa lógica cartesiana, positivista, fragmentada e descontextualizada não tem se mostrado apto para o alcance desses objetivos. A transdisciplinaridade pode oferecer subsídios para a alteração desse quadro, uma vez que promove uma visão ampla, crítica e holística do objeto de estudo. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo e a pesquisa dogmático-jurídica de natureza bibliográfica, por meio da consulta de obras e documentos.
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