Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khouri, Alice de Siqueira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trivisonno, Alexandre Travessoni Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conpedi Law Review
Texto Completo: https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789
Resumo: O presente artigo se dedica ao estudo da tensão entre a segurança e a correção das decisões judiciais, especificamente com relação ao princípio da moralidade que possui grande indeterminação jusfilosófica no momento de sua aplicação. Estuda-se neste ensaio a flexibilidade do princípio da moralidade que implica um espaço para a discricionariedade judicial tendente ao arbítrio na medida em que extrapola os limites impostos pela separação de poderes em um  estado que se intitule democrático de direito. Referida análise é concluída com o exemplo concreto da Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil. 
id CONPEDI-4_7d80da1c0178651ec46df5d1c7052346
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/3789
network_acronym_str CONPEDI-4
network_name_str Conpedi Law Review
repository_id_str
spelling Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.MoralidadeDiscricionariedade judicialSeparação de poderesSúmula VinculanteEstado Democrático de Direito.O presente artigo se dedica ao estudo da tensão entre a segurança e a correção das decisões judiciais, especificamente com relação ao princípio da moralidade que possui grande indeterminação jusfilosófica no momento de sua aplicação. Estuda-se neste ensaio a flexibilidade do princípio da moralidade que implica um espaço para a discricionariedade judicial tendente ao arbítrio na medida em que extrapola os limites impostos pela separação de poderes em um  estado que se intitule democrático de direito. Referida análise é concluída com o exemplo concreto da Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil. Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/378910.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.489Conpedi Law Review; v. 3 n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 348 - 3752448-39312448-3931reponame:Conpedi Law Reviewinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789/pdfCopyright (c) 2018 Alice de Siqueira Khouri, Alexandre Travessoni Gomes Trivisonnoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhouri, Alice de SiqueiraTrivisonno, Alexandre Travessoni Gomes2018-03-09T05:46:44Zoai:ojs.indexlaw.org:article/3789Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireviewONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/oaipublicacao@conpedi.org.br||indexlawjournals@gmail.com2448-39312448-3931opendoar:2018-03-09T05:46:44Conpedi Law Review - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
title Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
spellingShingle Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
Khouri, Alice de Siqueira
Moralidade
Discricionariedade judicial
Separação de poderes
Súmula Vinculante
Estado Democrático de Direito.
title_short Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
title_full Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
title_fullStr Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
title_full_unstemmed Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
title_sort Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.
author Khouri, Alice de Siqueira
author_facet Khouri, Alice de Siqueira
Trivisonno, Alexandre Travessoni Gomes
author_role author
author2 Trivisonno, Alexandre Travessoni Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khouri, Alice de Siqueira
Trivisonno, Alexandre Travessoni Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Moralidade
Discricionariedade judicial
Separação de poderes
Súmula Vinculante
Estado Democrático de Direito.
topic Moralidade
Discricionariedade judicial
Separação de poderes
Súmula Vinculante
Estado Democrático de Direito.
description O presente artigo se dedica ao estudo da tensão entre a segurança e a correção das decisões judiciais, especificamente com relação ao princípio da moralidade que possui grande indeterminação jusfilosófica no momento de sua aplicação. Estuda-se neste ensaio a flexibilidade do princípio da moralidade que implica um espaço para a discricionariedade judicial tendente ao arbítrio na medida em que extrapola os limites impostos pela separação de poderes em um  estado que se intitule democrático de direito. Referida análise é concluída com o exemplo concreto da Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789
10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.489
url https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789
identifier_str_mv 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alice de Siqueira Khouri, Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alice de Siqueira Khouri, Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Conpedi Law Review; v. 3 n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 348 - 375
2448-3931
2448-3931
reponame:Conpedi Law Review
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Conpedi Law Review
collection Conpedi Law Review
repository.name.fl_str_mv Conpedi Law Review - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv publicacao@conpedi.org.br||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1809730145845510144