O papel do algoritmo como influenciador na sociedade de consumo e a (hiper)vulnerabilidade do consumidor
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/9708 |
Resumo: | O presente estudo busca analisar o papel dos algoritmos no processamento de dados pessoais no âmbito digital, sua influência na sociedade de consumo e a (hiper)vulnerabilidade do consumidor nesse meio. A relevância da temática decorre do atual cenário socioeconômico em que o consumo deixou de representar apenas uma necessidade de subsistência e tornou-se pressuposto de inserção social. Objetiva-se estudar a função do algoritmo no direcionamento e indução ao consumo, bem como o consumo na era digital, decorrente do advento da internet e do surgimento de novas tecnologias. Ainda, investigar a proteção do consumidor no ambiente virtual, para compreender a extensão de sua vulnerabilidade. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o método hermenêutico para interpretar as novas estratégias de fomento do consumo no meio virtual, com intuito de induzir ao consumo ou, até mesmo, despertar no consumidor o, incessante, desejo ou a necessidade por determinados produtos e serviços. Com isso, constata-se que o meio virtual, pela utilização do algoritmo, apodera-se de informações pessoais, incentiva o consumo e fragiliza o sistema protetivo consumerista, fatores que deixam a vulnerabilidade do consumidor mais agravada. Logo, surgem desafios para a interpretação e aplicação da legislação consumerista, no que tange a efetividade da defesa do consumidor, que se mostra hipervulnerável nas relações virtuais. |
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O papel do algoritmo como influenciador na sociedade de consumo e a (hiper)vulnerabilidade do consumidorO presente estudo busca analisar o papel dos algoritmos no processamento de dados pessoais no âmbito digital, sua influência na sociedade de consumo e a (hiper)vulnerabilidade do consumidor nesse meio. A relevância da temática decorre do atual cenário socioeconômico em que o consumo deixou de representar apenas uma necessidade de subsistência e tornou-se pressuposto de inserção social. Objetiva-se estudar a função do algoritmo no direcionamento e indução ao consumo, bem como o consumo na era digital, decorrente do advento da internet e do surgimento de novas tecnologias. Ainda, investigar a proteção do consumidor no ambiente virtual, para compreender a extensão de sua vulnerabilidade. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o método hermenêutico para interpretar as novas estratégias de fomento do consumo no meio virtual, com intuito de induzir ao consumo ou, até mesmo, despertar no consumidor o, incessante, desejo ou a necessidade por determinados produtos e serviços. Com isso, constata-se que o meio virtual, pela utilização do algoritmo, apodera-se de informações pessoais, incentiva o consumo e fragiliza o sistema protetivo consumerista, fatores que deixam a vulnerabilidade do consumidor mais agravada. Logo, surgem desafios para a interpretação e aplicação da legislação consumerista, no que tange a efetividade da defesa do consumidor, que se mostra hipervulnerável nas relações virtuais. Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDISPAGNOLLO, LETICIAGusella Tonial, Nadya Regina2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/970810.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2023.v9i1.9708Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo; v. 9, n. 1 (2023): JANEIRO-JUNHO; 76 – 952526-00302526-0030reponame:Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumoinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/9708/pdfDireitos autorais 2023 LETICIA SPAGNOLLO, Nadya Regina Gusella Tonialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T13:01:31Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9708Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrcONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrc/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00302526-0030opendoar:2024-02-16T13:01:31Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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