DO ANALÓGICO AO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DE CONSUMO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS E AS IMPLICAÇÕES REGULATÓRIAS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/9774 |
Resumo: | Este pensar avalia o posicionamento das cinco diferentes gerações que, pela primeira vez, desde que começaram a ser estudadas, convivem e interagem no mesmo período histórico e tecnológico. Conhecidas as bases estruturais do consumo por parte dessas gerações, percebem-se os mais velhos sempre com maiores dificuldades para aceitar inovação e tecnologia, divergindo dos mais novos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é focalizar o conjunto das gerações de consumidores no ambiente de consumo digital com relação às implicações das diversas formas de regulação. A pesquisa apresentada caracteriza-se como exploratória e descritiva, com emprego do método hipotético-dedutivo para guiar a análise. Resulta uma abordagem conceitual e de consequência a respeito das gerações no modo como interagem com o meio digital, principalmente em termos da relação de consumo, comumente acionada por uma simples busca na internet; seguida dos inúmeros algoritmos movimentados correlacionando hábitos com respeito a serviços ou produtos, todos requerendo informações dos respectivos consulentes. Considera-se importante chamar atenção para o fato de que as regulamentações estão sendo encaminhadas, mas ainda requerem atenção dos consumidores em relação ao seu comportamento no ambiente digital, área em que a Big Tech atua de forma vigilante para o levantamento de dados a respeito das interações verificadas do ponto de vista de consumidores e da geração da qual fazem parte. |
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DO ANALÓGICO AO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DE CONSUMO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS E AS IMPLICAÇÕES REGULATÓRIASInternet; Gerações de consumidores; Consumo digital; Algoritmos; Big Tech.Este pensar avalia o posicionamento das cinco diferentes gerações que, pela primeira vez, desde que começaram a ser estudadas, convivem e interagem no mesmo período histórico e tecnológico. Conhecidas as bases estruturais do consumo por parte dessas gerações, percebem-se os mais velhos sempre com maiores dificuldades para aceitar inovação e tecnologia, divergindo dos mais novos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é focalizar o conjunto das gerações de consumidores no ambiente de consumo digital com relação às implicações das diversas formas de regulação. A pesquisa apresentada caracteriza-se como exploratória e descritiva, com emprego do método hipotético-dedutivo para guiar a análise. Resulta uma abordagem conceitual e de consequência a respeito das gerações no modo como interagem com o meio digital, principalmente em termos da relação de consumo, comumente acionada por uma simples busca na internet; seguida dos inúmeros algoritmos movimentados correlacionando hábitos com respeito a serviços ou produtos, todos requerendo informações dos respectivos consulentes. Considera-se importante chamar atenção para o fato de que as regulamentações estão sendo encaminhadas, mas ainda requerem atenção dos consumidores em relação ao seu comportamento no ambiente digital, área em que a Big Tech atua de forma vigilante para o levantamento de dados a respeito das interações verificadas do ponto de vista de consumidores e da geração da qual fazem parte.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIBiondi, Marcos AlexandreFrancisco dos Santos, José Carlos2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/977410.26668/IndexLawJournals/2526-0014/2023.v9i1.9774Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência; v. 9, n. 1 (2023): JANEIRO-JUNHO2526-00142526-0014reponame:Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrênciainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/9774/pdfDireitos autorais 2023 Marcos Alexandre Biondi, José Carlos Francisco dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-29T22:16:00Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9774Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadipicPRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00142526-0014opendoar:2024-08-29T22:16Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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