Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Villaça, Lenise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021
Resumo: O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.
id USP-34_47578c3cb2c8f6fc9014292dec9622db
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/193021
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?Big Techideologyhegemonic mediapodcastbroadcastingBig Techideologiamídia hegemônicapodcastradiodifusãoO artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.The article discusses how the podcast in Brazil gains own contours since from the second decade of 2000s and turns into a medium for mass consumption. From an alternative media product with low-cost production, podcast becomes part of the strategy of important players in communication market. Through market research and academic studies such as Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) and Ortriwano (1985), it demonstrates that part of the podcasts is produced undergo the logic of the hegemonic groups that work in broadcasting or from the audio producers and websites consolidated. It is questioned if the most heard podcasts would be gaining typical characteristics of the dominant groups and causing the homogenization of themes, formats and ideology? It is considered the possibility of emergence different and creative models of production and distribution of podcasts.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/19302110.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-1262176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021/180314Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaçahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, MarceloVillaça, Lenise2022-02-17T16:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/193021Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.703222Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?
title Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
spellingShingle Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
Cardoso, Marcelo
Big Tech
ideology
hegemonic media
podcast
broadcasting
Big Tech
ideologia
mídia hegemônica
podcast
radiodifusão
title_short Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
title_full Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
title_fullStr Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
title_full_unstemmed Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
title_sort Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
author Cardoso, Marcelo
author_facet Cardoso, Marcelo
Villaça, Lenise
author_role author
author2 Villaça, Lenise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marcelo
Villaça, Lenise
dc.subject.por.fl_str_mv Big Tech
ideology
hegemonic media
podcast
broadcasting
Big Tech
ideologia
mídia hegemônica
podcast
radiodifusão
topic Big Tech
ideology
hegemonic media
podcast
broadcasting
Big Tech
ideologia
mídia hegemônica
podcast
radiodifusão
description O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021
10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021/180314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaça
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaça
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126
Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019981148160