DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622 |
Resumo: | O estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes. |
id |
CP2-1_01f67c9a39a0d0a82d70dfaee68b77af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3622 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO IIInclusão escolarAlunos com necessidades educacionais específicasColégio Pedro IINAPNEO estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 135-1512525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622/2286Spolidoro, Marcello Miranda FerreiraGlat, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3622Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
title |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
spellingShingle |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira Inclusão escolar Alunos com necessidades educacionais específicas Colégio Pedro II NAPNE |
title_short |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
title_fullStr |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full_unstemmed |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
title_sort |
DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II |
author |
Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira |
author_facet |
Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira Glat, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Glat, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira Glat, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Alunos com necessidades educacionais específicas Colégio Pedro II NAPNE |
topic |
Inclusão escolar Alunos com necessidades educacionais específicas Colégio Pedro II NAPNE |
description |
O estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622/2286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 135-151 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180986535936 |