DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Glat, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622
Resumo: O estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes.
id CP2-1_01f67c9a39a0d0a82d70dfaee68b77af
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3622
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO IIInclusão escolarAlunos com necessidades educacionais específicasColégio Pedro IINAPNEO estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 135-1512525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622/2286Spolidoro, Marcello Miranda FerreiraGlat, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3622Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
title DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
spellingShingle DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira
Inclusão escolar
Alunos com necessidades educacionais específicas
Colégio Pedro II
NAPNE
title_short DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
title_full DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
title_fullStr DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
title_full_unstemmed DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
title_sort DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
author Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira
author_facet Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira
Glat, Rosana
author_role author
author2 Glat, Rosana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spolidoro, Marcello Miranda Ferreira
Glat, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Alunos com necessidades educacionais específicas
Colégio Pedro II
NAPNE
topic Inclusão escolar
Alunos com necessidades educacionais específicas
Colégio Pedro II
NAPNE
description O estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3622/2286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 135-151
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180986535936