O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Danise Vivian Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Beatriz Francisca Souza, Souza, Iranilde dos Santos Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457
Resumo: O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória.
id VERACRUZ-0_96687d9c6f8b6d1ac04dbba8d70c275c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41457
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glórianecessidades educacionais específicasNAPNEeducação inclusivaações inclusivas.O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4145710.34117/bjdv7n12-524Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118071-118079Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118071-118079Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118071-1180792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Danise Vivian GonçalvesFonseca, Beatriz Francisca SouzaSouza, Iranilde dos Santos Rocha2022-04-12T00:07:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41457Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:33.718683Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
title O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
spellingShingle O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
dos Santos, Danise Vivian Gonçalves
necessidades educacionais específicas
NAPNE
educação inclusiva
ações inclusivas.
title_short O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
title_full O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
title_fullStr O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
title_full_unstemmed O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
title_sort O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
author dos Santos, Danise Vivian Gonçalves
author_facet dos Santos, Danise Vivian Gonçalves
Fonseca, Beatriz Francisca Souza
Souza, Iranilde dos Santos Rocha
author_role author
author2 Fonseca, Beatriz Francisca Souza
Souza, Iranilde dos Santos Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Danise Vivian Gonçalves
Fonseca, Beatriz Francisca Souza
Souza, Iranilde dos Santos Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades educacionais específicas
NAPNE
educação inclusiva
ações inclusivas.
topic necessidades educacionais específicas
NAPNE
educação inclusiva
ações inclusivas.
description O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457
10.34117/bjdv7n12-524
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118071-118079
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118071-118079
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118071-118079
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574009782272