Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793
Resumo: Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993).
id CP2-1_02a7101d54751acb7fde9f7e6693d45c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/793
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Educação Financeira Crítica: Uma Proposta PossívelMatemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática.Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993).Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 41-542525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793/653Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/793Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
title Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
spellingShingle Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe
Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática.
title_short Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
title_full Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
title_fullStr Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
title_full_unstemmed Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
title_sort Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
author Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe
author_facet Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática.
topic Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática.
description Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793/653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 41-54
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180148723712