Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993). |
id |
CP2-1_02a7101d54751acb7fde9f7e6693d45c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/793 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta PossívelMatemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática.Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993).Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 41-542525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793/653Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/793Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
title |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
spellingShingle |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática. |
title_short |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
title_full |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
title_fullStr |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
title_full_unstemmed |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
title_sort |
Educação Financeira Crítica: Uma Proposta Possível |
author |
Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe |
author_facet |
Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paulo Jorge s Magalhãe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática. |
topic |
Matemática Financeira. Educação Financeira. Educação Matemática. |
description |
Este trabalho relata uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio pertencente à Rede Federal de Ensino Básico, Ministério da Educação, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O propósito norteador das atividades foi o de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios da temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em seis grupos com três alunos em cada, conforme afinidades pessoais entre eles, sem a interferência do professor. As questões que serviram às reflexões pessoais, coletivas e às discussões nos grupos menores e na turma como um todo foram propostas por meio de textos escritos em dez tiras de papel, cada questão em uma tira, presentes em Teixeira (2016) com modificações. As questões tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem das recomendações e das considerações e avaliassem suas crenças e concepções concernentes à temática. Tal experiência constituiu-se parte essencial de um repertório que visa apresentar razões que justifiquem posterior desenvolvimento de conceitos de Matemática Financeira. Quanto à fundamentação teórica no que se refere à escolha metodológica, valemo-nos de práticas reflexivas defendidas por Zeichner (1993). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/793/653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 41-54 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180148723712 |