Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529
Resumo: Este trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações acerca de uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Ensino Básico, localizada na Cidade do Rio de Janeiro. Os propósitos para o desenvolvimento das atividades foram os de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios à temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro, conforme afinidades pessoais, sem interferência do professor. As questões que serviram de base para desencadear reflexões pessoais, coletivas e as discussões (que se seguiram nos grupos menores e na turma como um todo) foram propostas por meio de textos que foram escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira). Elas tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem de recomendações, considerações e conceitos e, também, de permitir que eles avaliassem crenças e concepções concernentes à temática, possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constituiu-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações econômicas e financeiras que visam apresentar razões que justificam o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à temática Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também tem o propósito de contribuir para a formação de valores da cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica, no que refere à escolha metodológica, valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993).
id IFRS-2_afcdc1a905374f8abb24197b4c469fcd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1529
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Uma experiência didática em Educação Financeira CríticaMatemática FinanceiraEducação FinanceiraEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaEste trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações acerca de uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Ensino Básico, localizada na Cidade do Rio de Janeiro. Os propósitos para o desenvolvimento das atividades foram os de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios à temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro, conforme afinidades pessoais, sem interferência do professor. As questões que serviram de base para desencadear reflexões pessoais, coletivas e as discussões (que se seguiram nos grupos menores e na turma como um todo) foram propostas por meio de textos que foram escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira). Elas tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem de recomendações, considerações e conceitos e, também, de permitir que eles avaliassem crenças e concepções concernentes à temática, possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constituiu-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações econômicas e financeiras que visam apresentar razões que justificam o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à temática Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também tem o propósito de contribuir para a formação de valores da cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica, no que refere à escolha metodológica, valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/152910.35819/remat2016v2i2id1529REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 51-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 51-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 51-712447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529/1314Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1529Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
title Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
spellingShingle Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Matemática Financeira
Educação Financeira
Educação Matemática
Ensino de Matemática
title_short Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
title_full Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
title_fullStr Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
title_full_unstemmed Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
title_sort Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica
author Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_facet Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira
Educação Financeira
Educação Matemática
Ensino de Matemática
topic Matemática Financeira
Educação Financeira
Educação Matemática
Ensino de Matemática
description Este trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações acerca de uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Ensino Básico, localizada na Cidade do Rio de Janeiro. Os propósitos para o desenvolvimento das atividades foram os de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios à temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro, conforme afinidades pessoais, sem interferência do professor. As questões que serviram de base para desencadear reflexões pessoais, coletivas e as discussões (que se seguiram nos grupos menores e na turma como um todo) foram propostas por meio de textos que foram escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira). Elas tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem de recomendações, considerações e conceitos e, também, de permitir que eles avaliassem crenças e concepções concernentes à temática, possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constituiu-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações econômicas e financeiras que visam apresentar razões que justificam o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à temática Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também tem o propósito de contribuir para a formação de valores da cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica, no que refere à escolha metodológica, valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529
10.35819/remat2016v2i2id1529
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i2id1529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 51-71
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 51-71
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 51-71
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705167847424