GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Gabriela Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Andréa Costa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244
Resumo: O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. 
id CP2-1_03aed3abd0ec1834a01d0b8fef1c7f19
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2244
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOGêneroSexualidadeEducação FísicaCurrículo.O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 36-592525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244/1537Araujo, Gabriela GomesSilva, Andréa Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2244Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Araujo, Gabriela Gomes
Gênero
Sexualidade
Educação Física
Currículo.
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
author Araujo, Gabriela Gomes
author_facet Araujo, Gabriela Gomes
Silva, Andréa Costa da
author_role author
author2 Silva, Andréa Costa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Gabriela Gomes
Silva, Andréa Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
Educação Física
Currículo.
topic Gênero
Sexualidade
Educação Física
Currículo.
description O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244/1537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 36-59
2525-5916
10.33025/tefe.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178408087552