GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244 |
Resumo: | O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. |
id |
CP2-1_03aed3abd0ec1834a01d0b8fef1c7f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2244 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOGêneroSexualidadeEducação FísicaCurrículo.O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 36-592525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244/1537Araujo, Gabriela GomesSilva, Andréa Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2244Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Araujo, Gabriela Gomes Gênero Sexualidade Educação Física Currículo. |
title_short |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_full |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_sort |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EEFD/UFRJ): REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
author |
Araujo, Gabriela Gomes |
author_facet |
Araujo, Gabriela Gomes Silva, Andréa Costa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréa Costa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Gabriela Gomes Silva, Andréa Costa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Sexualidade Educação Física Currículo. |
topic |
Gênero Sexualidade Educação Física Currículo. |
description |
O currículo é atravessado por diferentes temáticas sociais, entre estas estão as de gênero e sexualidade, que consistem o enfoque do presente artigo, cujo objetivo reside em compreender as aproximações e os distanciamentos da temática no Projeto Político Pedagógico (2006) do curso de licenciatura em Educação Física da EEFD-UFRJ. Por meio da análise de conteúdo e com pressupostos dos estudos de gênero, foi possível observar um distanciamento das questões de gênero e de sexualidade no documento, destacando-se perspectivas de formação de cunho mercadológico e técnico. Entretanto, considerando o currículo enquanto não estanque e passível de mudanças conforme diferentes contextos, é possível que tais questões sejam trabalhadas em espaços para além da grade curricular. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244/1537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 36-59 2525-5916 10.33025/tefe.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178408087552 |