Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692 |
Resumo: | Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). |
id |
FURG-2_fc19f0316917bd3ab19ba4b73a07b721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4692 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de PedagogiaCurrículo. Pedagogia. Gênero. SexualidadeEste artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).Universidade Federal do Rio Grande2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-1662316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692/3108Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Taisa de SousaBarzano, Marco Antonio Leandro2018-05-08T14:48:48Zoai:periodicos.furg.br:article/4692Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:48Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
title |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia Ferreira, Taisa de Sousa Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade |
title_short |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
title_full |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
title_sort |
Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia |
author |
Ferreira, Taisa de Sousa |
author_facet |
Ferreira, Taisa de Sousa Barzano, Marco Antonio Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Barzano, Marco Antonio Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Taisa de Sousa Barzano, Marco Antonio Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade |
topic |
Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade |
description |
Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692/3108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166 Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249410007040 |