Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taisa de Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barzano, Marco Antonio Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).
id FURG-2_fc19f0316917bd3ab19ba4b73a07b721
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4692
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de PedagogiaCurrículo. Pedagogia. Gênero. SexualidadeEste artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).Universidade Federal do Rio Grande2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-1662316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692/3108Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Taisa de SousaBarzano, Marco Antonio Leandro2018-05-08T14:48:48Zoai:periodicos.furg.br:article/4692Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:48Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
title Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
spellingShingle Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
Ferreira, Taisa de Sousa
Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade
title_short Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
title_full Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
title_fullStr Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
title_sort Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
author Ferreira, Taisa de Sousa
author_facet Ferreira, Taisa de Sousa
Barzano, Marco Antonio Leandro
author_role author
author2 Barzano, Marco Antonio Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Taisa de Sousa
Barzano, Marco Antonio Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade
topic Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade
description Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692/3108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166
Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 147-166
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249410007040