CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589 |
Resumo: | Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. |
id |
CP2-1_06356ccbaf04ced469f46d5ac3c1c78c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3589 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕESAtividade lúdicaavaliaçãoensino de química.Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 86-1022525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589/2333Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2024-06-06T21:32:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3589Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:32:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
title |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
spellingShingle |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES Adams, Fernanda Welter Atividade lúdica avaliação ensino de química. |
title_short |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
title_full |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
title_fullStr |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
title_full_unstemmed |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
title_sort |
CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES |
author |
Adams, Fernanda Welter |
author_facet |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Simara Maria Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade lúdica avaliação ensino de química. |
topic |
Atividade lúdica avaliação ensino de química. |
description |
Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589/2333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 86-102 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180978147328 |