CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Fernanda Welter
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nunes, Simara Maria Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589
Resumo: Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. 
id CP2-1_06356ccbaf04ced469f46d5ac3c1c78c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3589
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕESAtividade lúdicaavaliaçãoensino de química.Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 86-1022525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589/2333Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2024-06-06T21:32:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3589Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:32:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
title CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
spellingShingle CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
Adams, Fernanda Welter
Atividade lúdica
avaliação
ensino de química.
title_short CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
title_full CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
title_fullStr CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
title_full_unstemmed CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
title_sort CRUZADINHAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO QUÍMICO DE SOLUÇÕES
author Adams, Fernanda Welter
author_facet Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
author_role author
author2 Nunes, Simara Maria Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade lúdica
avaliação
ensino de química.
topic Atividade lúdica
avaliação
ensino de química.
description Na atualidade, apesar da existência de novos conceitos de aluno e de ensino, o Ensino de Química ainda tem se baseado no modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Porém, sabe-se que esta metodologia não contribui para a desejada formação ativa e crítica dos estudantes, de forma que estes tenham acesso ao conhecimento químico universalmente construído de forma mais proativa e significativa. Para uma efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Química são necessárias novas formas de se ensinar, novos modelos de ensino, e isso pode ser alcançado através da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos diversificados que propiciem um ensino diferenciado, no qual o aluno seja autônomo e ativo na busca e construção de seu conhecimento. Sabe-se que o uso de atividade lúdicas em sala de aula pode tornar as aulas de Química mais dinâmicas e atrativas e motivar o aluno para o aprendizado, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho busca relatar a proposição, implementação e avaliação de novos modelos de ensino e aprendizagem através da proposição de uma atividade lúdica denominada “Cruzadinha das Soluções” com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Goiás. Este trabalho buscou a reflexão de tal atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem, bem como da possibilidade do mesmo como um instrumento de avaliação deste aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio do desenvolvimento da cruzadinha, pôde-se observar uma maior motivação dos alunos para a apropriação do conhecimento científico, uma vez que estes desenvolveram estratégias para a resolução das cruzadinhas, o que envolveu o desenvolvimento do trabalho em equipe, da busca por informações (pesquisa) e da resolução dos problemas propostos. Dessa forma, a atividade lúdica proposta garantiu a apropriação do conhecimento científico, bem como a avaliação do mesmo. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3589/2333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 86-102
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180978147328