Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriano José de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Botter Junior, Wilson, Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937
Resumo: Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.
id FURG-12_505896969a5b5fe1da8c19b9c331bc51
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2937
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicosClube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.Lepidus2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 46 - 611809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937/1962Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriano José deBotter Junior, WilsonSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa2018-11-08T18:41:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2937Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:41:07Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
title Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
spellingShingle Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
Oliveira, Adriano José de
Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.
title_short Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
title_full Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
title_fullStr Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
title_full_unstemmed Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
title_sort Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
author Oliveira, Adriano José de
author_facet Oliveira, Adriano José de
Botter Junior, Wilson
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author_role author
author2 Botter Junior, Wilson
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriano José de
Botter Junior, Wilson
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.
topic Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.
description Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937/1962
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 46 - 61
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940069351425