Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227 |
Resumo: | O presente artigo é uma construção interpretativa sobre como a inclusão do ensino de geografia no currículo escolar brasileiro se deu num contexto singular, o da formação do Estado Imperial durante o século XIX. A descrição e análise de particularidades históricas corroboram para a coerência de algumas proposições teóricas acerca da formação do território brasileiro, especificamente àquelas que assinalam as peculiaridades dos Estados territoriais, de passado colonial. Assim, àquilo que parece ser apenas uma descrição ou análise biográfica e biobibliográfica de uma personalidade do passado torna-se elemento de reflexão para a compreensão do verdadeiro sentido depositado no ensino de Geografia no contexto do Brasil Oitocentista. |
id |
CP2-1_0a005ae1198bd591c2f3874e31acf22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/227 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro IIJustiniano da RochaCompêndio de GeografiaColégio Pedro IIFormação TerritorialEstado Imperial Brasileiro.História da Geografia EscolarHistória do Território Brasileiro.O presente artigo é uma construção interpretativa sobre como a inclusão do ensino de geografia no currículo escolar brasileiro se deu num contexto singular, o da formação do Estado Imperial durante o século XIX. A descrição e análise de particularidades históricas corroboram para a coerência de algumas proposições teóricas acerca da formação do território brasileiro, especificamente àquelas que assinalam as peculiaridades dos Estados territoriais, de passado colonial. Assim, àquilo que parece ser apenas uma descrição ou análise biográfica e biobibliográfica de uma personalidade do passado torna-se elemento de reflexão para a compreensão do verdadeiro sentido depositado no ensino de Geografia no contexto do Brasil Oitocentista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 51-682358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227/206Corrêa, Marcio Ferreira Neryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:25:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/227Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:25:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
title |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
spellingShingle |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II Corrêa, Marcio Ferreira Nery Justiniano da Rocha Compêndio de Geografia Colégio Pedro II Formação Territorial Estado Imperial Brasileiro. História da Geografia Escolar História do Território Brasileiro. |
title_short |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
title_full |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
title_fullStr |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
title_full_unstemmed |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
title_sort |
Um ideólogo da brasilidade em sala de aula: Justiniano da Rocha, o primeiro professor de geografia do Imperial Collegio de Pedro II |
author |
Corrêa, Marcio Ferreira Nery |
author_facet |
Corrêa, Marcio Ferreira Nery |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Marcio Ferreira Nery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Justiniano da Rocha Compêndio de Geografia Colégio Pedro II Formação Territorial Estado Imperial Brasileiro. História da Geografia Escolar História do Território Brasileiro. |
topic |
Justiniano da Rocha Compêndio de Geografia Colégio Pedro II Formação Territorial Estado Imperial Brasileiro. História da Geografia Escolar História do Território Brasileiro. |
description |
O presente artigo é uma construção interpretativa sobre como a inclusão do ensino de geografia no currículo escolar brasileiro se deu num contexto singular, o da formação do Estado Imperial durante o século XIX. A descrição e análise de particularidades históricas corroboram para a coerência de algumas proposições teóricas acerca da formação do território brasileiro, especificamente àquelas que assinalam as peculiaridades dos Estados territoriais, de passado colonial. Assim, àquilo que parece ser apenas uma descrição ou análise biográfica e biobibliográfica de uma personalidade do passado torna-se elemento de reflexão para a compreensão do verdadeiro sentido depositado no ensino de Geografia no contexto do Brasil Oitocentista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/227/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 51-68 2358-4467 10.33025/grgcp2.v2i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176629702656 |