A Geografia de um saquarema: Justiniano José da Rocha e o contexto de construção do Brasil Imperial e de institucionalização de um saber escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18670 |
Resumo: | Esta tese objetiva apresentar o contexto inicial de institucionalização da Geografia escolar no ensino secundário no Brasil através de um personagem singular da história nacional, que participou direta e ativamente da construção de um projeto de país: Justiniano José da Rocha. Destacam-se neste trabalho o panorama político e os principais debates nos quais esse intelectual se inseriu durante sua atividade militante em prol da causa conservadora (um conservadorismo não apenas moralista, pautado em costumes, mas sobretudo defensor de uma ordem social e política). Ambientado num período decisivo para a manutenção de um Brasil uno e indivisível (genericamente entre os anos pós-abdicação, em 1831, e o chamado “renascer liberal” nos anos 1860; ou mais especificamente o intervalo de tempo correspondente à atividade intelectual de Justiniano, entre 1835 e 1862), propõe-se aqui demonstrar como a Geografia escolar ensinada por Justiniano no Imperial Colégio de Pedro II, na condição de primeiro professor da disciplina naquela Instituição fundada por iniciativa governamental, correspondeu aos anseios do projeto saquarema, então força política hegemônica que atuou prioritariamente para que o Brasil não se fragmentasse política e territorialmente. Defende-se aqui que aquela Geografia ensinada nos bancos escolares do Colégio Pedro II, diferente da alcunha de mnemônica, vazia de sentidos e, portanto, enfadonha, qualidades essas normalmente atribuídas à Geografia escolar dos oitocentos, em verdade era eivada de sentidos convergidos ao propósito de formar os filhos da boa sociedade que constituiriam o “mundo do governo”, isto é, que constituiriam a classe senhorial e, mais especificamente, a classe dirigente do Brasil Imperial. Tratava-se, portanto, de uma Geografia alinhavada a questões que interessavam ao mesmo tempo à constituição e à perpetuação de uma ordem política e social concretizada enquanto projeto de Estado Imperial. |
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A Geografia de um saquarema: Justiniano José da Rocha e o contexto de construção do Brasil Imperial e de institucionalização de um saber escolarGeography of a saquarema: Justiniano José da Rocha and the context of the development of Imperial Brazil and the institucionalisation of a school knowledgeJustiniano José da RochaGeographical ThinkingInstitucionalisation of School GeographyHistory of GeographyTerritorial History of BrazilImperial BrazilJustiniano José da RochaPensamento GeográficoInstitucionalização da Geografia EscolarHistória da GeografiaHistória Territorial do BrasilBrasil ImperialCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANAEsta tese objetiva apresentar o contexto inicial de institucionalização da Geografia escolar no ensino secundário no Brasil através de um personagem singular da história nacional, que participou direta e ativamente da construção de um projeto de país: Justiniano José da Rocha. Destacam-se neste trabalho o panorama político e os principais debates nos quais esse intelectual se inseriu durante sua atividade militante em prol da causa conservadora (um conservadorismo não apenas moralista, pautado em costumes, mas sobretudo defensor de uma ordem social e política). Ambientado num período decisivo para a manutenção de um Brasil uno e indivisível (genericamente entre os anos pós-abdicação, em 1831, e o chamado “renascer liberal” nos anos 1860; ou mais especificamente o intervalo de tempo correspondente à atividade intelectual de Justiniano, entre 1835 e 1862), propõe-se aqui demonstrar como a Geografia escolar ensinada por Justiniano no Imperial Colégio de Pedro II, na condição de primeiro professor da disciplina naquela Instituição fundada por iniciativa governamental, correspondeu aos anseios do projeto saquarema, então força política hegemônica que atuou prioritariamente para que o Brasil não se fragmentasse política e territorialmente. Defende-se aqui que aquela Geografia ensinada nos bancos escolares do Colégio Pedro II, diferente da alcunha de mnemônica, vazia de sentidos e, portanto, enfadonha, qualidades essas normalmente atribuídas à Geografia escolar dos oitocentos, em verdade era eivada de sentidos convergidos ao propósito de formar os filhos da boa sociedade que constituiriam o “mundo do governo”, isto é, que constituiriam a classe senhorial e, mais especificamente, a classe dirigente do Brasil Imperial. Tratava-se, portanto, de uma Geografia alinhavada a questões que interessavam ao mesmo tempo à constituição e à perpetuação de uma ordem política e social concretizada enquanto projeto de Estado Imperial.This thesis aims to present the inicial context of institucionalisation of school geography on the secundary education in Brazil through a unique character of the national history, who directly and actively engaged in the development of a project of country. This work highlights the political background and the main discussions in which Justiniano José da Rocha took part during his militant activity for the conservative cause (a conservativism not just moralistic, based on customs, but most importantly advocate of a social and political order).Set in a long decisive period for the maintenance of a single and indivisible Brazil (generically between the post-abdication years, in 1831, and the so-called “liberal renaissance” in the 1860s; or more specifically in the years of Justiniano’s intellectual activity, between 1835 and 1862), here we propose to demonstrate how the school geography taught by Justiniano in the Imperial Colégio de Pedro II, as the first teacher of the subject in that Institution, founded by government initiative, corresponded to the expectations of the saquarema project, at that period, the hegemonic political force which primarily functioned so that Brazil would not fragment politically and territorially. It is argued here that the geography taught in the benches of Colégio Pedro II, different from the mnemonic alias, was meaningless and, therefore, tedious; qualities normally attributed to the school geography of the 1800s was, in fact, eivated with meanings that converge with the purpose of forming children of the good society which would constitute the "world of government" , that is, would establish the landlord class, being more specific, the ruling class in Imperial Brazil. It represented, therefore, a geography aligned with the interests of both the constitution and perpetuation of a political and social order materialized as an Imperial State project.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de GeografiaBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMachado, Mônica SampaioRocha, Genylton Odilon Rêgo daMachado, Lia OsórioSousa Neto, Manoel Fernandes deGonçalves, Márcia de AlmeidaCorrêa, Márcio Ferreira Nery2022-11-16T19:31:44Z2022-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCORRÊA, Márcio Ferreira Nery. A Geografia de um saquarema: Justiniano José da Rocha e o contexto de construção do Brasil Imperial e de institucionalização de um saber escolar. 2022. 443 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:47:18Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:47:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Esta tese objetiva apresentar o contexto inicial de institucionalização da Geografia escolar no ensino secundário no Brasil através de um personagem singular da história nacional, que participou direta e ativamente da construção de um projeto de país: Justiniano José da Rocha. Destacam-se neste trabalho o panorama político e os principais debates nos quais esse intelectual se inseriu durante sua atividade militante em prol da causa conservadora (um conservadorismo não apenas moralista, pautado em costumes, mas sobretudo defensor de uma ordem social e política). Ambientado num período decisivo para a manutenção de um Brasil uno e indivisível (genericamente entre os anos pós-abdicação, em 1831, e o chamado “renascer liberal” nos anos 1860; ou mais especificamente o intervalo de tempo correspondente à atividade intelectual de Justiniano, entre 1835 e 1862), propõe-se aqui demonstrar como a Geografia escolar ensinada por Justiniano no Imperial Colégio de Pedro II, na condição de primeiro professor da disciplina naquela Instituição fundada por iniciativa governamental, correspondeu aos anseios do projeto saquarema, então força política hegemônica que atuou prioritariamente para que o Brasil não se fragmentasse política e territorialmente. Defende-se aqui que aquela Geografia ensinada nos bancos escolares do Colégio Pedro II, diferente da alcunha de mnemônica, vazia de sentidos e, portanto, enfadonha, qualidades essas normalmente atribuídas à Geografia escolar dos oitocentos, em verdade era eivada de sentidos convergidos ao propósito de formar os filhos da boa sociedade que constituiriam o “mundo do governo”, isto é, que constituiriam a classe senhorial e, mais especificamente, a classe dirigente do Brasil Imperial. Tratava-se, portanto, de uma Geografia alinhavada a questões que interessavam ao mesmo tempo à constituição e à perpetuação de uma ordem política e social concretizada enquanto projeto de Estado Imperial. |
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