Geografia das desigualdades e seus reflexos no processo educacional: uma análise da cidade de Patos-PB na pandemia da Covid-19
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2505 |
Resumo: | O Brasil é um país de elevada desigualdade social cujos efeitos afetam os diversos campos como a saúde, a segurança, a economia, mas também e, sobretudo, na educação que ficou evidente em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Diante disso, buscou-se analisar as condições socioeconômicas existentes entre alunos de duas escolas sendo uma privada e outra pública localizadas na cidade de Patos - PB. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de bibliográfica e a aplicação de formulários de forma on-line a alunos destas duas instituições de ensino onde se constatou que os alunos da escola privada possuem melhores condições socioeconômicas e, consequentemente, melhores condições educacionais quando comparados aos alunos da escola pública. Para Santos (1982) o próprio Estado corrobora com a desigualdade social ao investir em grandes empresas, sobretudo, estrangeiras. De acordo com Carvalho et al. (2012) as desigualdades afetam as oportunidades e o estilo de vida das pessoas causando restrições a grande maioria destas. Conclui-se que as políticas educacionais são dependentes de políticas públicas eficientes e eficazes para, assim, promoverem uma aprendizagem de melhor qualidade, mas que atualmente elas não caminham unidas em busca destes resultados. |
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Geografia das desigualdades e seus reflexos no processo educacional: uma análise da cidade de Patos-PB na pandemia da Covid-19Desigualdades SociaisDesigualdades EducacionaisEscola PúblicaEscola PrivadaPandemia.Geografia Escolar. PandemiaO Brasil é um país de elevada desigualdade social cujos efeitos afetam os diversos campos como a saúde, a segurança, a economia, mas também e, sobretudo, na educação que ficou evidente em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Diante disso, buscou-se analisar as condições socioeconômicas existentes entre alunos de duas escolas sendo uma privada e outra pública localizadas na cidade de Patos - PB. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de bibliográfica e a aplicação de formulários de forma on-line a alunos destas duas instituições de ensino onde se constatou que os alunos da escola privada possuem melhores condições socioeconômicas e, consequentemente, melhores condições educacionais quando comparados aos alunos da escola pública. Para Santos (1982) o próprio Estado corrobora com a desigualdade social ao investir em grandes empresas, sobretudo, estrangeiras. De acordo com Carvalho et al. (2012) as desigualdades afetam as oportunidades e o estilo de vida das pessoas causando restrições a grande maioria destas. Conclui-se que as políticas educacionais são dependentes de políticas públicas eficientes e eficazes para, assim, promoverem uma aprendizagem de melhor qualidade, mas que atualmente elas não caminham unidas em busca destes resultados. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2505Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 121-1322358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2505/1955Sobrinho, Antonio IzidroDiniz, Marco Túlio Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2505Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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