Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefenon, Daniel Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662
Resumo: O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital.
id CP2-1_0bbfbb6d9d1ac9c8a1cb289f97467050
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1662
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografiaGeoguessrEnsino de GeografiaJogos PedagógicosConstrução de Conceitos.O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 30-402358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662/1189Stefenon, Daniel Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1662Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
title Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
spellingShingle Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
Stefenon, Daniel Luiz
Geoguessr
Ensino de Geografia
Jogos Pedagógicos
Construção de Conceitos.
title_short Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
title_full Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
title_fullStr Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
title_full_unstemmed Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
title_sort Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
author Stefenon, Daniel Luiz
author_facet Stefenon, Daniel Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefenon, Daniel Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Geoguessr
Ensino de Geografia
Jogos Pedagógicos
Construção de Conceitos.
topic Geoguessr
Ensino de Geografia
Jogos Pedagógicos
Construção de Conceitos.
description O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662/1189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 30-40
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176688422912