Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662 |
Resumo: | O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital. |
id |
CP2-1_0bbfbb6d9d1ac9c8a1cb289f97467050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1662 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografiaGeoguessrEnsino de GeografiaJogos PedagógicosConstrução de Conceitos.O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 30-402358-446710.33025/grgcp2.v3i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662/1189Stefenon, Daniel Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T20:55:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1662Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-29T20:55:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
title |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
spellingShingle |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia Stefenon, Daniel Luiz Geoguessr Ensino de Geografia Jogos Pedagógicos Construção de Conceitos. |
title_short |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
title_full |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
title_fullStr |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
title_full_unstemmed |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
title_sort |
Entre paisagens e distâncias: O jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia |
author |
Stefenon, Daniel Luiz |
author_facet |
Stefenon, Daniel Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefenon, Daniel Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geoguessr Ensino de Geografia Jogos Pedagógicos Construção de Conceitos. |
topic |
Geoguessr Ensino de Geografia Jogos Pedagógicos Construção de Conceitos. |
description |
O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1662/1189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 6 (2016): GIRAMUNDO, SEXTA EDIÇÃO; 30-40 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176688422912 |