JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484 |
Resumo: | O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo. |
id |
UFPR-8_2db0ebf77b13fbed97ba95439a4011f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32484 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLASjogo virtual; (re)construção de conceitos; escola.O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo.UFPRSCHERER, Suelyda SILVA MIRANDA, Claudia Steffany2013-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3248410.5380/am.v1i5.32484Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)2238-070110.5380/am.v1i5reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484/21220info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T18:29:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/32484Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T18:29:05Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
title |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
spellingShingle |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SCHERER, Suely jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola. |
title_short |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
title_full |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
title_fullStr |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
title_full_unstemmed |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
title_sort |
JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS |
author |
SCHERER, Suely |
author_facet |
SCHERER, Suely da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany |
author_role |
author |
author2 |
da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHERER, Suely da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola. |
topic |
jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola. |
description |
O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484 10.5380/am.v1i5.32484 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i5.32484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484/21220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013) 2238-0701 10.5380/am.v1i5 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991359074304 |