JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHERER, Suely
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484
Resumo: O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo.
id UFPR-8_2db0ebf77b13fbed97ba95439a4011f2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32484
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLASjogo virtual; (re)construção de conceitos; escola.O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo.UFPRSCHERER, Suelyda SILVA MIRANDA, Claudia Steffany2013-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3248410.5380/am.v1i5.32484Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)2238-070110.5380/am.v1i5reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484/21220info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T18:29:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/32484Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T18:29:05Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
title JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
spellingShingle JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
SCHERER, Suely
jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola.
title_short JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
title_full JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
title_fullStr JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
title_full_unstemmed JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
title_sort JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
author SCHERER, Suely
author_facet SCHERER, Suely
da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany
author_role author
author2 da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHERER, Suely
da SILVA MIRANDA, Claudia Steffany
dc.subject.por.fl_str_mv jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola.
topic jogo virtual; (re)construção de conceitos; escola.
description O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484
10.5380/am.v1i5.32484
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i5.32484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32484/21220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)
2238-0701
10.5380/am.v1i5
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991359074304