PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Kevin Lino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Cláudio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176
Resumo: O presente estudo visa investigar como os docentes da disciplina Educação Física, articulam sentidos da sua prática ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico no contexto da educação básica. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório-descritivo e, para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário on-line estruturado e o uso de grupos focais assíncronos e síncronos. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, foram abordadas três categorias de análise: (i) Reflexão docente: concepções e funções acerca do trabalho pedagógico escolar, (ii) Reflexão docente: usos e sentidos do planejamento e da organização no trabalho pedagógico escolar e (iii) Realidades e contrastes docentes na educação básica e sua influência no planejamento e na organização do trabalho pedagógico escolar. A partir dos dados coletados, foi possível identificar a caracterização do perfil pessoal e profissional dos participantes, suas percepções acerca de determinados aspectos vinculados ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico escolar, bem como o contraste de suas realidades de vida e trabalho na influência (ou não) de suas atividades docentes.
id CP2-1_0c350f9912bb59e24da10237d0878cfa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3176
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTESPráticas PedagógicasEducação Física EscolarEducação Básica.O presente estudo visa investigar como os docentes da disciplina Educação Física, articulam sentidos da sua prática ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico no contexto da educação básica. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório-descritivo e, para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário on-line estruturado e o uso de grupos focais assíncronos e síncronos. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, foram abordadas três categorias de análise: (i) Reflexão docente: concepções e funções acerca do trabalho pedagógico escolar, (ii) Reflexão docente: usos e sentidos do planejamento e da organização no trabalho pedagógico escolar e (iii) Realidades e contrastes docentes na educação básica e sua influência no planejamento e na organização do trabalho pedagógico escolar. A partir dos dados coletados, foi possível identificar a caracterização do perfil pessoal e profissional dos participantes, suas percepções acerca de determinados aspectos vinculados ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico escolar, bem como o contraste de suas realidades de vida e trabalho na influência (ou não) de suas atividades docentes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 146-1662525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176/2139de Oliveira, Kevin LinoPereira, Cláudio Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3176Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
title PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
spellingShingle PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
de Oliveira, Kevin Lino
Práticas Pedagógicas
Educação Física Escolar
Educação Básica.
title_short PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
title_full PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
title_fullStr PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
title_sort PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO: VOZES E REFLEXÕES DOCENTES
author de Oliveira, Kevin Lino
author_facet de Oliveira, Kevin Lino
Pereira, Cláudio Alves
author_role author
author2 Pereira, Cláudio Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Kevin Lino
Pereira, Cláudio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Educação Física Escolar
Educação Básica.
topic Práticas Pedagógicas
Educação Física Escolar
Educação Básica.
description O presente estudo visa investigar como os docentes da disciplina Educação Física, articulam sentidos da sua prática ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico no contexto da educação básica. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório-descritivo e, para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário on-line estruturado e o uso de grupos focais assíncronos e síncronos. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, foram abordadas três categorias de análise: (i) Reflexão docente: concepções e funções acerca do trabalho pedagógico escolar, (ii) Reflexão docente: usos e sentidos do planejamento e da organização no trabalho pedagógico escolar e (iii) Realidades e contrastes docentes na educação básica e sua influência no planejamento e na organização do trabalho pedagógico escolar. A partir dos dados coletados, foi possível identificar a caracterização do perfil pessoal e profissional dos participantes, suas percepções acerca de determinados aspectos vinculados ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico escolar, bem como o contraste de suas realidades de vida e trabalho na influência (ou não) de suas atividades docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3176/2139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 146-166
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180925718528