O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202 |
Resumo: | Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico. |
id |
CP2-1_102b829556a16908cda90d4dc57bef9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/202 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografiaGeocachingEnsino-aprendizagemGeotecnologiasConceitos Geográficostermo2Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 111-1182358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202/212Brito, Lilian Simone Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:35:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/202Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:35:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
title |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
spellingShingle |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia Brito, Lilian Simone Amorim Geocaching Ensino-aprendizagem Geotecnologias Conceitos Geográficos termo2 |
title_short |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
title_full |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
title_fullStr |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
title_full_unstemmed |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
title_sort |
O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia |
author |
Brito, Lilian Simone Amorim |
author_facet |
Brito, Lilian Simone Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lilian Simone Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geocaching Ensino-aprendizagem Geotecnologias Conceitos Geográficos termo2 |
topic |
Geocaching Ensino-aprendizagem Geotecnologias Conceitos Geográficos termo2 |
description |
Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202/212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 111-118 2358-4467 10.33025/grgcp2.v2i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176618168320 |