O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lilian Simone Amorim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202
Resumo: Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico.
id CP2-1_102b829556a16908cda90d4dc57bef9b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/202
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografiaGeocachingEnsino-aprendizagemGeotecnologiasConceitos Geográficostermo2Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 111-1182358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202/212Brito, Lilian Simone Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:35:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/202Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:35:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
title O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
spellingShingle O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
Brito, Lilian Simone Amorim
Geocaching
Ensino-aprendizagem
Geotecnologias
Conceitos Geográficos
termo2
title_short O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
title_full O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
title_fullStr O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
title_full_unstemmed O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
title_sort O uso do geocaching como ferramenta para o ensino-aprendizagem de conceitos e temas de geografia
author Brito, Lilian Simone Amorim
author_facet Brito, Lilian Simone Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lilian Simone Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Geocaching
Ensino-aprendizagem
Geotecnologias
Conceitos Geográficos
termo2
topic Geocaching
Ensino-aprendizagem
Geotecnologias
Conceitos Geográficos
termo2
description Considera-se que um dos problemas mais relevantes no processo ensino-aprendizagem, diz respeito à precária habilidade e competência tanto por parte dos alunos do Ensino Médio como da graduação em Geografia em lidar com os conceitos e categorias da Geografia, bem como com os instrumentais cartográficos, que possibilitem a leitura, interpretação e representação do espaço. Na perspectiva de contribuir para uma maior aproximação entre estes conhecimentos e possibilitar aos alunos uma maior habilidade e competência na leitura e representação espacial vem-se desenvolvendo com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, por meio do projeto Geocaching: uso de geotecnologias de informação e comunicação no ensino da Geografia Urbana (PIBEX 2014/PAPIM 2014 e 2015 – UFPA), uma série de atividades que permitem uma maior análise da produção e (re)organização do espaço geográfico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/202/212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 111-118
2358-4467
10.33025/grgcp2.v2i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176618168320