O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216 |
Resumo: | A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação. |
id |
CP2-1_11e6865cce4e84bf25b76fdf114a9058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3216 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONEEnsino de CiênciasEducação BásicaSmartphoneAmbiente online de aprendizagemAtividade extraclasse.A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 97-1182525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216/1996Barros, Álvaro Gonçalves dePinto, Eduardo Ribeiro GabrielTeixeira, Risiberg Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3216Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
title |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
spellingShingle |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE Barros, Álvaro Gonçalves de Ensino de Ciências Educação Básica Smartphone Ambiente online de aprendizagem Atividade extraclasse. |
title_short |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
title_full |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
title_fullStr |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
title_full_unstemmed |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
title_sort |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE |
author |
Barros, Álvaro Gonçalves de |
author_facet |
Barros, Álvaro Gonçalves de Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel Teixeira, Risiberg Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel Teixeira, Risiberg Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Álvaro Gonçalves de Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel Teixeira, Risiberg Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Educação Básica Smartphone Ambiente online de aprendizagem Atividade extraclasse. |
topic |
Ensino de Ciências Educação Básica Smartphone Ambiente online de aprendizagem Atividade extraclasse. |
description |
A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216/1996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 97-118 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180943544320 |