O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Álvaro Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel, Teixeira, Risiberg Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216
Resumo: A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação.
id CP2-1_11e6865cce4e84bf25b76fdf114a9058
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3216
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONEEnsino de CiênciasEducação BásicaSmartphoneAmbiente online de aprendizagemAtividade extraclasse.A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 97-1182525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216/1996Barros, Álvaro Gonçalves dePinto, Eduardo Ribeiro GabrielTeixeira, Risiberg Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3216Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
title O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
spellingShingle O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
Barros, Álvaro Gonçalves de
Ensino de Ciências
Educação Básica
Smartphone
Ambiente online de aprendizagem
Atividade extraclasse.
title_short O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
title_full O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
title_fullStr O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
title_full_unstemmed O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
title_sort O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE
author Barros, Álvaro Gonçalves de
author_facet Barros, Álvaro Gonçalves de
Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel
Teixeira, Risiberg Ferreira
author_role author
author2 Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel
Teixeira, Risiberg Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Álvaro Gonçalves de
Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel
Teixeira, Risiberg Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Educação Básica
Smartphone
Ambiente online de aprendizagem
Atividade extraclasse.
topic Ensino de Ciências
Educação Básica
Smartphone
Ambiente online de aprendizagem
Atividade extraclasse.
description A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3216/1996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 97-118
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180943544320