Determinantes da compra online de smartphones pelos portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36437 |
Resumo: | Atualmente, são muitos os consumidores que realizam as suas compras recorrendo ao comércio eletrónico. São, então, vários os produtos e os serviços que os portugueses compram online, nomeadamente os smartphones. E, uma vez que os smartphones são usados por um número elevado de indivíduos, considera-se importante explorar este tema. A presente dissertação tem como objetivo principal identificar os fatores que podem influenciar a intenção de compra online de smartphones pelos portugueses. Assim, a investigação inicia-se com um enquadramento teórico, onde são abordadas as temáticas relevantes e onde é apresentado o modelo de investigação, que possui dez construtos: expectativa de desempenho, expectativa de esforço, condições facilitadoras, valor do preço, hábitos, privacidade percebida, segurança percebida, confiança na marca, credibilidade da marca e intenção de compra online. Segue-se a análise dos resultados obtidos através de um questionário online e, ainda, a validação do modelo de investigação. Este questionário permitiu, então, obter uma amostra válida de 222 indivíduos, tendo sido utilizada uma metodologia quantitativa. A investigação permitiu confirmar o impacto positivo da expectativa de desempenho, do valor do preço e do hábito na intenção de compra online de smartphones e, também, o impacto positivo da segurança percebida na confiança na marca (no website). Porém, não foi possível assegurar o impacto positivo das restantes variáveis. Como existem poucos dados acerca deste tema em Portugal, este estudo pretende dar o seu contributo tanto para a investigação académica como para o comércio eletrónico, identificando-se os determinantes da compra online de smartphones. |
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Determinantes da compra online de smartphones pelos portuguesesComércio EletrónicoIntenção de Compra OnlineSmartphonesAtualmente, são muitos os consumidores que realizam as suas compras recorrendo ao comércio eletrónico. São, então, vários os produtos e os serviços que os portugueses compram online, nomeadamente os smartphones. E, uma vez que os smartphones são usados por um número elevado de indivíduos, considera-se importante explorar este tema. A presente dissertação tem como objetivo principal identificar os fatores que podem influenciar a intenção de compra online de smartphones pelos portugueses. Assim, a investigação inicia-se com um enquadramento teórico, onde são abordadas as temáticas relevantes e onde é apresentado o modelo de investigação, que possui dez construtos: expectativa de desempenho, expectativa de esforço, condições facilitadoras, valor do preço, hábitos, privacidade percebida, segurança percebida, confiança na marca, credibilidade da marca e intenção de compra online. Segue-se a análise dos resultados obtidos através de um questionário online e, ainda, a validação do modelo de investigação. Este questionário permitiu, então, obter uma amostra válida de 222 indivíduos, tendo sido utilizada uma metodologia quantitativa. A investigação permitiu confirmar o impacto positivo da expectativa de desempenho, do valor do preço e do hábito na intenção de compra online de smartphones e, também, o impacto positivo da segurança percebida na confiança na marca (no website). Porém, não foi possível assegurar o impacto positivo das restantes variáveis. Como existem poucos dados acerca deste tema em Portugal, este estudo pretende dar o seu contributo tanto para a investigação académica como para o comércio eletrónico, identificando-se os determinantes da compra online de smartphones.Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaRepositório ComumSantos, Ana Rita Ferreira dos2021-05-07T10:21:57Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36437202679985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:07.959182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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