DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sarah Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Paula Regina Humbelino de, Abreu, Thiago Ferreira, Souza, Thalles Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108
Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação.
id CP2-1_1753becaf2faa17a97daa5e765dc1c67
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3108
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão.A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 55-752525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108/2012Ramos, Sarah PintoMelo, Paula Regina Humbelino deAbreu, Thiago FerreiraSouza, Thalles Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3108Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
title DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
spellingShingle DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
Ramos, Sarah Pinto
Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão.
title_short DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
title_full DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
title_fullStr DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
title_full_unstemmed DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
title_sort DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
author Ramos, Sarah Pinto
author_facet Ramos, Sarah Pinto
Melo, Paula Regina Humbelino de
Abreu, Thiago Ferreira
Souza, Thalles Pinto de
author_role author
author2 Melo, Paula Regina Humbelino de
Abreu, Thiago Ferreira
Souza, Thalles Pinto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sarah Pinto
Melo, Paula Regina Humbelino de
Abreu, Thiago Ferreira
Souza, Thalles Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão.
topic Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão.
description A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108/2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 55-75
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180643651584