DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108 |
Resumo: | A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação. |
id |
CP2-1_1753becaf2faa17a97daa5e765dc1c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3108 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão.A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 55-752525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108/2012Ramos, Sarah PintoMelo, Paula Regina Humbelino deAbreu, Thiago FerreiraSouza, Thalles Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3108Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
title |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
spellingShingle |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. Ramos, Sarah Pinto Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão. |
title_short |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
title_full |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
title_fullStr |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
title_sort |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS. |
author |
Ramos, Sarah Pinto |
author_facet |
Ramos, Sarah Pinto Melo, Paula Regina Humbelino de Abreu, Thiago Ferreira Souza, Thalles Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Paula Regina Humbelino de Abreu, Thiago Ferreira Souza, Thalles Pinto de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Sarah Pinto Melo, Paula Regina Humbelino de Abreu, Thiago Ferreira Souza, Thalles Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão. |
topic |
Educação inclusiva. Ensino de Ciências. Inclusão. |
description |
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3108/2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 55-75 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180643651584 |