A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallim, Fernanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791
Resumo: O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.
id CP2-1_179b5ee7ad0a11d2ce37253039bcf239
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/791
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negrasLei nº 10.639/03RacismoIdentidadeLíngua PortuguesaO presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 19-282525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791/651Vallim, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/791Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
title A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
spellingShingle A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
Vallim, Fernanda
Lei nº 10.639/03
Racismo
Identidade
Língua Portuguesa
title_short A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
title_full A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
title_fullStr A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
title_full_unstemmed A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
title_sort A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
author Vallim, Fernanda
author_facet Vallim, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallim, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Lei nº 10.639/03
Racismo
Identidade
Língua Portuguesa
topic Lei nº 10.639/03
Racismo
Identidade
Língua Portuguesa
description O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791/651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 19-28
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180145577984