A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem. |
id |
CP2-1_179b5ee7ad0a11d2ce37253039bcf239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/791 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negrasLei nº 10.639/03RacismoIdentidadeLíngua PortuguesaO presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 19-282525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791/651Vallim, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/791Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
title |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
spellingShingle |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras Vallim, Fernanda Lei nº 10.639/03 Racismo Identidade Língua Portuguesa |
title_short |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
title_full |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
title_fullStr |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
title_full_unstemmed |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
title_sort |
A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras |
author |
Vallim, Fernanda |
author_facet |
Vallim, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vallim, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei nº 10.639/03 Racismo Identidade Língua Portuguesa |
topic |
Lei nº 10.639/03 Racismo Identidade Língua Portuguesa |
description |
O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/791/651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 19-28 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180145577984 |