ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pedro Rafael Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos, Santos, Núbia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277
Resumo: O objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina.
id CP2-1_196356c7e3998222905ffc2bb1da66e2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3277
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTEeducação infantilestágio supervisionadopandemiaO objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 95-1072447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2225https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2226Pinto, Pedro Rafael OliveiraAugusto, Emília Carolina Bispo dos SantosSantos, Núbia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3277Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Pinto, Pedro Rafael Oliveira
educação infantil
estágio supervisionado
pandemia
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Pinto, Pedro Rafael Oliveira
author_facet Pinto, Pedro Rafael Oliveira
Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos
Santos, Núbia de Oliveira
author_role author
author2 Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos
Santos, Núbia de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Pedro Rafael Oliveira
Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos
Santos, Núbia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
estágio supervisionado
pandemia
topic educação infantil
estágio supervisionado
pandemia
description O objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2225
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 95-107
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178317910016