ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina. |
id |
CP2-1_196356c7e3998222905ffc2bb1da66e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3277 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTEeducação infantilestágio supervisionadopandemiaO objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 95-1072447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2225https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2226Pinto, Pedro Rafael OliveiraAugusto, Emília Carolina Bispo dos SantosSantos, Núbia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3277Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE Pinto, Pedro Rafael Oliveira educação infantil estágio supervisionado pandemia |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO REMOTO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Pinto, Pedro Rafael Oliveira |
author_facet |
Pinto, Pedro Rafael Oliveira Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos Santos, Núbia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos Santos, Núbia de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Pedro Rafael Oliveira Augusto, Emília Carolina Bispo dos Santos Santos, Núbia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil estágio supervisionado pandemia |
topic |
educação infantil estágio supervisionado pandemia |
description |
O objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar desafios enfrentados na formação docente no tocante à participação e execução do Estágio Supervisionado em Educação Infantil de uma universidade pública no contexto remoto. Justifica-se o tema, não só pela demanda exigida pelo tempo vivido, mas, principalmente, pelo compromisso da manutenção da qualidade do ensino superior ofertado, sem o qual muitos estudantes teriam a sua formação mais alijada de experiências com as crianças, do que era de se supor com base nas condições sanitárias. De caráter exploratório e de abordagem qualitativa, o texto apoiou-se em uma perspectiva Freireana para construir as reflexões pretendidas. A metodologia utilizada no trabalho edificou-se no diálogo entre a revisão de literatura acerca da etapa da Educação Infantil, políticas públicas, formação docente e estágio supervisionado com os dados primários coletados a partir das respostas de estudantes de Pedagogia, cursistas em 2020.2 da prática de ensino em Educação Infantil. Como técnica de construção do questionário, recorreu-se à escala Likert. Os resultados apontam para uma dificuldade de coordenação da teoria com a prática na atual proposta, indicando haver uma necessidade de diálogo próprio, em se tratando do contexto remoto. Para além disso, os dados revelaram um perfil de estudantes predominantemente feminino, oriundas, tanto de escolas privadas, quanto públicas, de primeira graduação e com dificuldade de lidar com a carga de leitura da disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2225 https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3277/2226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 95-107 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178317910016 |