Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829 |
Resumo: | Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica. |
id |
UEMG-2_6f888df3055e26e3c9bb92f1095bf116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3829 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexõesEstágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/382910.24934/eef.v23i39.3829Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 127-1482317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829/2630Copyright (c) 2020 Juracy Machado Pacifico, Ruth de Lima Dantas, Aieska de Souza Brandt, Marlene Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacifico, Juracy MachadoDantas, Ruth de LimaBrandt, Aieska de SouzaRodrigues, Marlene2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3829Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
title |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões Pacifico, Juracy Machado Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente. |
title_short |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
title_full |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
title_fullStr |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
title_full_unstemmed |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
title_sort |
Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões |
author |
Pacifico, Juracy Machado |
author_facet |
Pacifico, Juracy Machado Dantas, Ruth de Lima Brandt, Aieska de Souza Rodrigues, Marlene |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Ruth de Lima Brandt, Aieska de Souza Rodrigues, Marlene |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacifico, Juracy Machado Dantas, Ruth de Lima Brandt, Aieska de Souza Rodrigues, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente. |
topic |
Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente. |
description |
Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829 10.24934/eef.v23i39.3829 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829/2630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469802037248 |