Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacifico, Juracy Machado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Ruth de Lima, Brandt, Aieska de Souza, Rodrigues, Marlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829
Resumo: Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica.
id UEMG-2_6f888df3055e26e3c9bb92f1095bf116
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3829
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexõesEstágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/382910.24934/eef.v23i39.3829Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 127-1482317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829/2630Copyright (c) 2020 Juracy Machado Pacifico, Ruth de Lima Dantas, Aieska de Souza Brandt, Marlene Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacifico, Juracy MachadoDantas, Ruth de LimaBrandt, Aieska de SouzaRodrigues, Marlene2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3829Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
title Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
spellingShingle Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
Pacifico, Juracy Machado
Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.
title_short Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
title_full Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
title_fullStr Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
title_full_unstemmed Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
title_sort Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões
author Pacifico, Juracy Machado
author_facet Pacifico, Juracy Machado
Dantas, Ruth de Lima
Brandt, Aieska de Souza
Rodrigues, Marlene
author_role author
author2 Dantas, Ruth de Lima
Brandt, Aieska de Souza
Rodrigues, Marlene
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacifico, Juracy Machado
Dantas, Ruth de Lima
Brandt, Aieska de Souza
Rodrigues, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.
topic Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.
description Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829
10.24934/eef.v23i39.3829
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3829/2630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 127-148
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469802037248