CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes. |
id |
CP2-1_1ad3997fc120cb9ad10598609a54672a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3655 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.Currículo CulturalCultura do silêncioEducação Física escolarDançasO presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamento bibliográficoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-152525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655/pdf_63Lopes, João Pedro Goesdos Santos Júnior, Flávio Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3655Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
title |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
spellingShingle |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. Lopes, João Pedro Goes Currículo Cultural Cultura do silêncio Educação Física escolar Danças |
title_short |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
title_full |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
title_fullStr |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
title_full_unstemmed |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
title_sort |
CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS. |
author |
Lopes, João Pedro Goes |
author_facet |
Lopes, João Pedro Goes dos Santos Júnior, Flávio Nunes |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Júnior, Flávio Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Pedro Goes dos Santos Júnior, Flávio Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Cultural Cultura do silêncio Educação Física escolar Danças |
topic |
Currículo Cultural Cultura do silêncio Educação Física escolar Danças |
description |
O presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Levantamento bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655/pdf_63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-15 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178905112576 |