CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Pedro Goes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Júnior, Flávio Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655
Resumo: O presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes.
id CP2-1_1ad3997fc120cb9ad10598609a54672a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3655
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.Currículo CulturalCultura do silêncioEducação Física escolarDançasO presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamento bibliográficoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-152525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655/pdf_63Lopes, João Pedro Goesdos Santos Júnior, Flávio Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3655Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
title CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
spellingShingle CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
Lopes, João Pedro Goes
Currículo Cultural
Cultura do silêncio
Educação Física escolar
Danças
title_short CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
title_full CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
title_fullStr CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
title_full_unstemmed CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
title_sort CULTURA DO SILÊNCIO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM AS DANÇAS.
author Lopes, João Pedro Goes
author_facet Lopes, João Pedro Goes
dos Santos Júnior, Flávio Nunes
author_role author
author2 dos Santos Júnior, Flávio Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Pedro Goes
dos Santos Júnior, Flávio Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Cultural
Cultura do silêncio
Educação Física escolar
Danças
topic Currículo Cultural
Cultura do silêncio
Educação Física escolar
Danças
description O presente artigo tem por objetivo operar com o conceito “cultura do silêncio” proposto por Freire (1981) olhando para a prática do currículo cultural de Educação Física (NEIRA; NUNES, 2008; 2009), narrada por professores e professoras que assumem colocá-lo em ação. Para tanto, partimos das seguintes problemáticas: em que medida as tematizações de dança relatadas por docentes colaboram para rechaçar a “cultura do silêncio”?Tomamos como objeto de análise relatos de experiência que tematizassem a dança como prática corporal publicados em artigos e livros entre 2019-2022.Ao analisar os trabalhos, consideramos o currículo cultural como um forte aliado no enfrentamento à cultura do silêncio, visto que seus encadeamentos didáticos não partem de decisões unilaterais, mas buscam sempre algum tipo de relação com o território em que acontecem, levando em consideração as vozes de todos os atores sociais envolvidos com a escola, em especial, os/as discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Levantamento bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3655/pdf_63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-15
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178905112576