SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Inês Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585
Resumo: Este artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar.
id CP2-1_1bc651ce96063fb5c9d499260a30b0c0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3585
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJMestrado profissionalEducação básica. Formação de professoresEste artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 109-1342525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585/2284Oliveira, Esequiel Rodriguesde Oliveira, Inês Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3585Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
title SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
spellingShingle SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
Oliveira, Esequiel Rodrigues
Mestrado profissional
Educação básica. Formação de professores
title_short SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
title_full SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
title_fullStr SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
title_full_unstemmed SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
title_sort SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
author Oliveira, Esequiel Rodrigues
author_facet Oliveira, Esequiel Rodrigues
de Oliveira, Inês Barbosa
author_role author
author2 de Oliveira, Inês Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Esequiel Rodrigues
de Oliveira, Inês Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Educação básica. Formação de professores
topic Mestrado profissional
Educação básica. Formação de professores
description Este artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585/2284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 109-134
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180976050176