SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585 |
Resumo: | Este artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar. |
id |
CP2-1_1bc651ce96063fb5c9d499260a30b0c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3585 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJMestrado profissionalEducação básica. Formação de professoresEste artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 109-1342525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585/2284Oliveira, Esequiel Rodriguesde Oliveira, Inês Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3585Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
title |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
spellingShingle |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ Oliveira, Esequiel Rodrigues Mestrado profissional Educação básica. Formação de professores |
title_short |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
title_full |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
title_fullStr |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
title_full_unstemmed |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
title_sort |
SABERES E PRODUTOS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO PESQUISADORES E PESQUISAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PPGEB/UERJ |
author |
Oliveira, Esequiel Rodrigues |
author_facet |
Oliveira, Esequiel Rodrigues de Oliveira, Inês Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Inês Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Esequiel Rodrigues de Oliveira, Inês Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional Educação básica. Formação de professores |
topic |
Mestrado profissional Educação básica. Formação de professores |
description |
Este artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as motivações que os levaram ao MP/PPGEB/UERJ, a partir do estudo das vivências anteriores, identificando possíveis aspectos que influenciaram a escolha e a trajetória acadêmica e profissional. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de conhecimento emergente (SANTOS, 2008); Cotidiano como lugar de criação (CERTEAU, 1998; ALVES, FERRAÇO e SOARES, 2017) e autoformação (PINEAU, 1983). O corpus da pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3585/2284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 109-134 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180976050176 |