DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DE PESQUISA NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38112 |
Resumo: | Tendo em vista o processo de implantação de um programa de mestrado profissional numauniversidade pública, as reflexões propostas nessas “palavras abertas” visam a problematizar a relaçãoentre teoria e prática inerente a essa modalidade de pós-graduação stricto sensu considerando, dentre outrosaspectos, o perfil dos sujeitos ingressantes. Na abordagem desenvolvida no artigo, destacam-se a atençãoa ser conferida aos mestrandos em virtude de suas vinculações a atividades de trabalho, que se relacionamcom os projetos de pesquisa e intervenção, bem como a reflexão epistemológica acerca da postura inter/ transdisciplinar a ser adotada no desenvolvimento da disciplina Metodologia de Pesquisa, que subsidiaa realização do trabalho final do curso de mestrado profissional. Nesse sentido, fundamenta-seteoricamente esse desafio a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividadehumana, refletindo sobre processos de reconhecimento e validação de saberes. |
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DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DE PESQUISA NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALMestrado ProfissionalMetodologia de PesquisaErgologiaTendo em vista o processo de implantação de um programa de mestrado profissional numauniversidade pública, as reflexões propostas nessas “palavras abertas” visam a problematizar a relaçãoentre teoria e prática inerente a essa modalidade de pós-graduação stricto sensu considerando, dentre outrosaspectos, o perfil dos sujeitos ingressantes. Na abordagem desenvolvida no artigo, destacam-se a atençãoa ser conferida aos mestrandos em virtude de suas vinculações a atividades de trabalho, que se relacionamcom os projetos de pesquisa e intervenção, bem como a reflexão epistemológica acerca da postura inter/ transdisciplinar a ser adotada no desenvolvimento da disciplina Metodologia de Pesquisa, que subsidiaa realização do trabalho final do curso de mestrado profissional. Nesse sentido, fundamenta-seteoricamente esse desafio a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividadehumana, refletindo sobre processos de reconhecimento e validação de saberes.Educação em Revista 2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38112Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): v.36 (2020)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38112/29725https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDE BRITO, JOSÉ EUSTÁQUIO 2022-01-28T04:45:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/38112Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2022-01-28T04:45:18Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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