O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponso, Fabio Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Robson Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180
Resumo: O Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento.
id CP2-1_1c2e9338e1b4a5fe0321ecb7e6366523
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3180
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICAEducação Profissional e TecnológicaEnsino Médio IntegradoOrientação Educacional e PedagógicaPerfil socioeconômico discenteO Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 208-2242525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180/2142Ponso, Fabio CardosoCastro, Robson Costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3180Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
title O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
spellingShingle O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
Ponso, Fabio Cardoso
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Orientação Educacional e Pedagógica
Perfil socioeconômico discente
title_short O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
title_full O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
title_fullStr O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
title_sort O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
author Ponso, Fabio Cardoso
author_facet Ponso, Fabio Cardoso
Castro, Robson Costa de
author_role author
author2 Castro, Robson Costa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponso, Fabio Cardoso
Castro, Robson Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Orientação Educacional e Pedagógica
Perfil socioeconômico discente
topic Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Orientação Educacional e Pedagógica
Perfil socioeconômico discente
description O Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180/2142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 208-224
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180926767104