O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180 |
Resumo: | O Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento. |
id |
CP2-1_1c2e9338e1b4a5fe0321ecb7e6366523 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3180 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICAEducação Profissional e TecnológicaEnsino Médio IntegradoOrientação Educacional e PedagógicaPerfil socioeconômico discenteO Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 208-2242525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180/2142Ponso, Fabio CardosoCastro, Robson Costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3180Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
title |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA Ponso, Fabio Cardoso Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado Orientação Educacional e Pedagógica Perfil socioeconômico discente |
title_short |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
title_full |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
title_sort |
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO COLÉGIO PEDRO II/CAMPUS XXX : SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA |
author |
Ponso, Fabio Cardoso |
author_facet |
Ponso, Fabio Cardoso Castro, Robson Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Robson Costa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponso, Fabio Cardoso Castro, Robson Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado Orientação Educacional e Pedagógica Perfil socioeconômico discente |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Ensino Médio Integrado Orientação Educacional e Pedagógica Perfil socioeconômico discente |
description |
O Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino situada no Estado do Rio de Janeiro, possui como objetivo político-pedagógico institucional a educação integral de seus discentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, que reconhece a singularidade dos sujeitos. Nesse contexto, a orientação educacional e pedagógica deve ser não somente uma instância de mediação, mas também de identificação de situações-problema e do perfil e das necessidades específicas dos estudantes. Com base nessas premissas, engendrou-se a proposta de realização de uma investigação sobre o perfil socioeconômico dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus XXX do Colégio Pedro II, no ano letivo de 2020. A partir do levantamento, tabulação e análise de informações discentes constantes em banco de dados institucional, observou-se que as turmas do EMI do CPII/XXX, apresentam um percentual de alunos pretos e pardos significativamente maior do que o das turmas do Ensino Médio Regular (EMR), além de um predomínio de estudantes de famílias de baixa renda de regiões periféricas do RJ, que vivenciam, portanto, condições materiais e simbólicas que lhes impõem obstáculos de diferentes ordens em seu processo de formação escolar. Em razão disso, coloca-se para a orientação educacional e pedagógica da instituição um desafio de se empreenderem ações urgentes e prioritárias para o acolhimento/inclusão desses estudantes, bem como para seu acesso mais amplo e democrático ao conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3180/2142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 208-224 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180926767104 |